Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Prefeito Rogério Teófilo

A prefeitura de Arapiraca promove, no período de 2 a 5 de dezembro,  no Teatro do Sesc, o programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, em parceria com a Controladoria-Geral da União  (CGU) e o Ministério Público de Alagoas (MPE-AL). O evento é direcionado à capacitação de titulares e suplentes dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas.

“Olho Vivo no Dinheiro Público” é um programa  de fomento ao controle social e à capacitação de agentes  públicos Municipais, uma das iniciativas da CGU voltada para a prevenção  à corrupção e a promoção da transparência. 

São objetivos do programa, a capacitação  dos Agentes Públicos Municipais, Conselheiros e Lideranças Locais, que são os responsáveis pelo acompanhamento  e fiscalização da execução das Políticas Públicas, no que diz respeito à transparência, responsabilização e necessidade  do cumprimento dos dispositivos. 

 Promotor de Justiça Rogério Paranhos explicou que a CGU atendeu a solicitação da capacitação do Ministério Público  Estadual, do Instituto Silvio Viana e do Prefeito Rogério Teófilo, que se uniram para promover o curso para os Conselheiros Municipais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

“Esse importante curso, que visa  empoderar os conselheiros de informações, para que eles possam contribuir mais e melhor para o Município, está sendo possível com a contribuição, união e parceria de todos os envolvidos”, destacou o promotor Rogério Paranhos, que ainda elogiou a atuação do prefeito Rogério Teófilo e equipe, por sempre participarem das discussões, através de um diálogo aberto, com a finalidade de melhor servir à população.

“O gestor público tem que trabalhar para a sociedade e estimular a sua participação. Isso envolve todos os poderes, Ministério Público, Câmara de Vereadores, CGU, Judiciário e os Conselhos dessas entidades. A participação de todos demonstra a maneira que nós estamos fazendo Gestão Pública, com  transparência, verdade e diálogo . É isso que a sociedade do mundo moderno espera e Arapiraca é vanguarda nesse processo”, completou o prefeito.

Capacitação

Na abertura do evento, o prefeito Rogério Teófilo; Sérgio Studart,  coordenador  do Núcleo de Transparência e Prevenção da Controladoria-Geral da União do Estado de Alagoas;   Rogério Paranhos; Promotor de Justiça  do Ministério Público Estadual; Valter Acioly,  Procurador de Justiça;  Fabrizio Almeida,  a vereadora Gilvania Barros; Procurador Municipal;  Secretários de Educação, Janeo Melanias; Saúde, Glifson Magalhães; e Desenvolvimento Social, Anadja Almeida;  representantes da Administração Municipal, conselheiros, agentes públicos e lideranças.  

A capacitação, com programação teórica e prática, neste primeiro momento reuniu os  Conselheiros Municipais das pastas de Saúde, Assistência Social e Educação, que participaram dade  apresentação do trabalho realizado  pela CGU e da palestra “O papel do Conselheiro e os desafios para o exercício de sua competência”, ministrada pelo diretor do Instituto Silvio Viana e representante  do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (FOCCO-AL), Pedro Guido Silva.  As atividades seguem até a quinta-feira. 

Caminhada pela Cidadania

No próximo sábado (7), em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a Controladoria-Geral  da União do Estado de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca e outros apoiadores,  realiza a Caminhada pela Cidadania e contra a corrupção, a partir das 15h, Bosque das Arapiracas.