Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Os principais shoppings da capital realizam neste final de semana a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, direcionada à imunização de jovens na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

Os interessados em se imunizar pode se dirigir aos postos volantes instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas) e Shopping Pátio (Benedito Bentes). Nestes locais, a vacinação será feita das 10h às 22h no sábado (23) e das 14h às 20h no domingo (24).

De acordo com a Gerência de Imunização do município, o objetivo da campanha – que segue até o dia 30 de novembro – é vacinar esse público-alvo de forma seletiva, ou seja, com avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações – PNI.

“A finalidade da ação do Ministério, que é realizada conjuntamente com Estados e Municípios, é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País”, afirma a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim. Ela lembra que, na ocasião, também será feita a atualização da Caderneta de Vacinação, com a disponibilização das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Eunice esclarece que não há uma meta a ser alcançada na campanha, mas ressalta que o ideal é que seja alcançado um percentual mínimo de 95% de cobertura vacinal do público-alvo a ser imunizado. Ela reforça ainda que a vacina continua disponível em todas as salas de vacinas das unidades de saúde do município.

A doença – O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de 5 anos de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

*Com assessoria