Agência Câmara Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Marx Beltrão

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, afirmou nesta quinta-feira (21) que o “Brasil precisa avançar com mais celeridade na pauta do desenvolvimento econômico, uma vez que o índice revelado de crescimento do PIB nacional mostra uma retomada ainda não a contento do crescimento da economia brasileira”.


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,3% na passagem de agosto para setembro, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). No terceiro trimestre, a atividade teve ligeira alta de 0,1% em relação ao segundo trimestre do ano. Na comparação com setembro do ano passado, a economia cresceu 2,1% em setembro deste ano.


“É possível ver um esforço por parte da equipe econômica. Mas as medidas precisam ter mais foco no curto e no médio prazo também. A população precisa retomar o poder de compra e, até mesmo antes disso, o Brasil precisa gerar mais empregos e dividir mais suas riquezas. O crescimento acanhado de 0,1% no PIB mostra que o governo precisa fazer ainda mais, pois o que fez ainda não está se mostrando suficiente para a retomada do desenvolvimento”, disse Marx Beltrão.
 

Em relação ao terceiro trimestre de 2018, houve expansão de 0,9% no terceiro trimestre de 2019. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias cresceu 1,9% no terceiro trimestre em comparação ao mesmo trimestre de 2018. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) aumentou 2,5%. As exportações recuaram 4,7%, enquanto as importações avançaram 2,1%.