Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Louise Mayara dos Santos precisa realizar um transplante de córnea.

Familiares e amigos da jovem Louise Mayara dos Santos, 20 anos, estão arrecadando recursos para que ela realize um procedimento cirúrgico e possa recuperar sua visão.

Louise acordou sem enxergar no dia 2 de agosto devido a um problema de saúde causado por uma doença rara chamada Ceratocone, que ataca a córnea provocando o aumento da curvatura e a diminuição de sua espessura. É uma doença progressiva, que pode piorar se nada for feito. É um problema hereditário que afeta de 1 a 2% dos brasileiros e costuma surgir na infância, adolescência ou no início da vida adulta.

Devido à gravidade do problema, a família da jovem alagoana está aceitando doações para que Louise consiga fazer um transplante de córnea. A cirurgia custa R$ 9.150,00 e não é coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A cirurgia está marcada para esta quarta-feira (20) no Hospital Hope, em Recife, Pernambuco.

A mãe de Louise, Valquíria Alves Santos, está desesperada e precisa do apoio de amigos, familiares e de quem puder ajudar, para que a cirurgia da filha seja realizada.  “O médico falou que a doença avançou muito nos últimos três meses. Ela está 100% cega”, disse Valquíria.

As pessoas que quiserem e puderam ajudar podem realizar um depósito, de qualquer valor, em uma conta bancária divulgada pela mãe de Louise. Confira os dados abaixo:

Banco do Brasil

Agência: 332-4

Conta Corrente: 4500-4

Variação:51

Favorecido: Valquíria Alves dos Santos.

Através de nota encaminhada à imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) afirmou que a informação de que não se faz transplante de córnea pelo Serviço Único de Saúde (SUS), não procede.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação, existem oito equipes habilitadas para realizar esse tipo de procedimento no estado de Alagoas.

A nota destacou ainda que o estado realizou até outubro deste ano 44 procedimentos e possui 231 pessoas na fila de espera para realização de um transplante.