Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true


O acesso à Serra da Barriga em União dos Palmares, em Alagoas foi inaugurado dia 14 de novembro.
Novembro é o mês da consciência negra e a construção do acesso era uma demanda de mais de 20 anos das representações do movimento negro.
Territórios de pertencimento.
E sendo novembro um mês para enfatizar  a luta secular do povo preto, e afirmar  a   ocupação de espaços o Instituto Raízes de Áfricas,a partir do conhecimento da programação oficial iniciou uma série de conversas com os secretári@s da comunicação, cultura e gabinete civil  buscando uma adequação do que estava proposto.
E em dois dias, a partir de argumentações, escuta e respeito ao posicionamento da coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas,o Governo do Estado incorporou a necessidade das adequações e,a  inauguração do acesso a Serra não foi só um momento festivo traduziu, a tradição ancestral da resistência de um povo.
Segundo, Ênio Lins: "As  argumentações, da professora Arísia Barros,  foram extremamente pertinentes , e contribuíram para que a inauguração do investimento histórico  que é a construção desse acesso, pelo Governo do Estado de Alagoas,abrigasse a diversidade de olhares, com ênfase na população negra. 
A estrada que dá acesso à Serra da Barriga,Quilombo dos Palmares, sítio histórico de grande relevância para  a história da humanidade está, oficialmente, inaugurada e estamos todos de parabéns
"- acrescentou.