Foto: G1/TO Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Caderno de prova do Enem

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que dentre os 89,8 mil estudantes inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) no estado de Alagoas, cerca de 19 mil candidatos faltaram às provas que foram realizadas neste domingo (3).

De acordo com o Inep, o número de ausentes representa 21,3% dentre os inscritos e 70.677, presentes aos locais de prova, o que representa 78,7% do total.

Os dados também mostram que 376 candidatos foram eliminados no primeiro dia de prova, por portar algum tipo de equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou por não atender orientações dos fiscais.

Outros 93 candidatos foram eliminados por ocorrências logísticas, como questões envolvendo emergências médicas, problemas com abastecimento de água e interrupção temporária de energia elétrica.

Segundo o Inep, a reaplicação das provas do Enem está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação por reaplicação pode ser realizada por inscritos que tenham conseguido fazer as provas em decorrência de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica e dentre outros motivos.

*Estagiário sob a supervisão da editoria