Foto: Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Prefeitas e representantes municipais estiveram no plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro para participar de sessão solene em homenagem ao Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). A prefeita Juliana Almeida, de Mar Vermelho, representou a AMA. A sessão foi requerida pela deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), que é a primeira mulher a ocupar o cargo de 1º secretária da Casa.

“O MMM veio com o compromisso de começar a desenhar o movimento das mulheres no Executivo. Logo nos primeiros anos percebemos que as mulheres prefeitas estão muito mais nos Municípios mais carentes. É um instinto natural da mulher”, disse a deputada ao abrir a sessão solene.

Uma das fundadoras do MMM, Tânia Ziulkoski agradeceu a homenagem promovida pela Câmara dos Deputados, reforçando a importância da união de lideranças municipalistas. “No MMM estão engajadas prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, primeiras-damas e secretárias municipais, agentes políticas que trabalham permanentemente na construção de um municipalismo forte e respeitado e que hoje assistimos pleitear mudanças em nome de um Brasil desenvolvido e mais justo para com o seu povo”, disse.

Prestigiando a cerimônia em homenagem ao MMM, a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e primeira mulher a ocupar a vaga destinada aos juristas, Luciana Lóssio, enalteceu a importância da luta das mulheres por igualdade. “Hoje, a nossa meta é paridade de gênero. Temos de lutar pelos 50%. Os países que possuem o maior índice de desenvolvimento humano são aqueles que possuem paridade, em que homens e mulheres são iguais”.

Representando o Senado Federal, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN) reforçou a importância da mulher nos poderes decisivos. “Nós tínhamos que chegar aqui, porque quando estamos defendendo as mulheres, estamos defendendo mais de 50% da população”, disse.

O destaque da participação das mulheres na política municipal foi ressaltado em vários discursos no plenário. Entre elas, a deputada Luísa Canziani (PTB-BR), que, além de ser a parlamentar mais jovem da Casa, preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Todas essas discussões começam na ponta. É cada vereadora, prefeita, liderança municipal que sente muito de perto as demandas e as necessidades da nossa população. Que senta a falta de vaga nas creches, de eficiência dos hospitais. É na ponta que a gente clama por melhorias sociais. Nesse sentido, gostaria de parabenizar cada liderança municipal, cada vereadora, prefeita e dizer que vocês são motivos de grande orgulho para essa Casa”, reforçou.

Já a participação feminina cada vez mais presente nos executivos e legislativos municipais e nacionais foi tema do discurso da deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO). “Em todos os Municípios brasileiros nós precisamos de vocês, mulheres municipalistas, que constroem a política, que já fizeram e fazem seu trabalho”, afirmou.

O assunto também foi enaltecido pela deputada Iracema Portella (PP-PI). “Vocês desempenham papel central na luta por um Brasil melhor, mais desenvolvido e justo com igualdade de oportunidade para homens e mulheres”.

Criação do MMM

O Movimento Mulheres Municipalistas foi fundado em 2017, durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Desde sua criação, o Movimento promove encontros e dissemina a pauta municipalista de forma a empoderar as lideranças femininas no meio municipalista. A atuação foi destacada durante discurso da deputada Leda Sadala (Avante-AP). “O MMM foi criado, justamente, para incentivar a participação das mulheres nas tomadas de decisões políticas”, afirmou.

Representando as gestoras de todo o país, a prefeita de Monteiro Lobato (SP) e representante da região sudeste na diretoria da CNM, Daniela de Brito, enalteceu o trabalho das lideranças femininas da Câmara dos Deputados. “Vocês aqui são a esperança. Olhar para uma bancada como a feminina aqui no Congresso, para nós, que estamos na ponta e dependemos tanto do trabalho de vocês no dia a dia, é motivo de orgulho. Muito obrigada por esse reconhecimento e muito obrigada a Dra. Tânia Ziulkoski por cuidar tão bem das prefeitas desse país”, finalizou.

Reunião ampliada do MMM

Na parte da tarde desta quarta-feira, 230 de outubro, as lideranças femininas municipalistas promovem reunião Ampliada do MMM na sede da Confederação. A programação contará com o apoio de deputadas, senadoras e parceiros. Na oportunidade, ainda serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida pela CNM com gestoras municipais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).