Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto além de prefeitos e secretários estaduais estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 23, com o governador Renan Filho. O encontro foi para discutir medidas para a remoção do óleo que afeta o litoral alagoano.

O ministro destacou que a vinda a Alagoas foi para tratar do aparecimento das manchas de óleo que tem atingido o litoral do Nordeste e também para “ouvir o estado e estreitar o diálogo que já é muito bom”. 

“A nossa iniciativa é de auxílio, de apoio, de diálogo. Eu tenho certeza que com Alagoas esse diálogo é frequente, é constante, e o governador está imbuído e agindo concretamente para resolver essa situação”, falou Canuto.

Sobre o reaparecimento de extensas manchas de óleo, principalmente na região Norte do Estado, Renan Filho disse que “nestes últimos dias de coleta, que talvez tenham sido os mais intensos, se recolheu mais de 660 toneladas de óleo e esse talvez seja o maior volume chegado à costa”.

Com uma fiscalização intensa de todo o litoral, o tenente-coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil estadual, comentou que “na região de Japaratinga e Maragogi, assim que amanhece guarnições fazem as vistorias das parais, se houver algum ponto de aparecimento de óleo ou se ressurgiu deslocamos equipes para que seja efetuada a retirada do material”.

O tenente foi enfático ao afirmar que “só iremos parar quando as praias de Alagoas estiverem 100% livres de óleo”.

Vistorias

Conforme a assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente (IMA)  informações repassadas pelo Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) dão conta que técnicos do Ibama e do ICMBio seguem monitorando estuários localizados no Litoral Norte.

Uma equipe do Ibama fez vistoria no rio Manguaba, localizado em Porto de Pedras, na terça-feira (22).

Os trabalhos seguem durante o dia de hoje e amanhã, quinta-feira (24).

Uma equipe formada por 20 pessoas do ICMBio trabalha, nessa quarta-feira (23), na região dos rios Tatuamunha e Salgado, com vistorias e limpezas.