Ascom SMTT Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Durante uma fiscalização realizada neste final de semana, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) abordaram 47 veículos e dois foram removidos por efetuar o transporte clandestino. As ações foram realizadas nos bairros do Centro, Feitosa, Jacintinho e Cambona.

De acordo com o artigo 231, inciso VIII do CTB, realizar o transporte remunerado de passageiros, quando não licenciado para esse fim, é considerado uma infração gravíssima. Quem for flagrado recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo é removido ao pátio da SMTT e só é liberado após regularizada a situação.

“As operações acontecem diariamente e têm o intuito de coibir que os transportadores irregulares atuem pela capital e retirem passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió. Outro fator a ser destacado é que durante as abordagens a estes veículos, as equipes da SMTT constatam diversos problemas, como a ausência de itens obrigatórios de segurança”, explica a assessora técnica da Divisão de Regulares, Vanessa Sampaio.

As pessoas que utilizam este serviço clandestino põe a vida em risco e abre mão dos benefícios que são garantidos pela Prefeitura de Maceió aos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a exemplo do Domingo é Meia, Integração Temporal e das viagens exclusivas para quem possui o Cartão Bem Legal.

Além disso, ainda durante as fiscalizações, os agentes do órgão flagraram e autuaram diversos veículos por desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A maioria por irregularidades como falta de itens de segurança, dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e alteração da característica do veículo.

*Com Ascom SMTT