Ilustração/Internet Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Idosos

“Eu amo dançar. Danço baiana, danço pastoril, forró, quadrilha. Depois que eu comecei a participar do grupo de idosos a minha saúde melhorou e muito. Eu sofri 20 anos em cima de uma cama, mas depois que eu fiquei boa, eu brinco e danço. É maravilhoso e a equipe da unidade é maravilhosa”, contou a aposentada Graciete Fernandes, participante do grupo de idosos da Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo, localizada no Jacintinho  /SMS

Já a aposentada Laurenita dos Santos, também atendida pela USF José Araújo, se sente feliz por participar das atividades. “Melhorou muita  coisa na minha vida. Eu gosto muito de cantar, de dançar e de me apresentar e os profissionais que nos atendem são maravilhosos”, comentou a aposentada.

Foi nesse clima alegre e descontraído que a Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, promoveu o III Encontro de Grupos de Idosos das Unidades de Saúde do município, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (18) no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá. A atividade objetiva uma maior integração e interatividade entre os participantes desses grupos.

“Essa atividade faz parte das comemorações do Dia do Idoso, celebrado no dia 1 de outubro e a culminância de nossas ações está ocorrendo hoje. Então estamos reunindo grupos de diversas unidades de saúde para um dia de reflexão sobre questões de saúde, importância de atividades físicas, autoestima da pessoa idosa, questões de cognição e memória e tudo que envolve a saúde do idoso. Prevenir é a melhor forma de envelhecermos bem e com qualidade de vida. Por isso, é preciso se cuidar para chegar a essa fase da vida da melhor maneira possível”, destacou Denyse Maia, coordenadora do programa de Saúde do Idoso da SMS.

O encontro contou ainda com atividades de aquecimento com profissionais de educação física e palestras com psicólogos sobre questões de autoestima, memória e cognição. O encontro contou com participação do Grupo Amigos do Folclore, do Benedito Bentes I, que se apresentou dançando Carimbó. 

Ações nas unidades

Diversas unidades de saúde realizam ao longo do mês diversas atividades alusivas ao Dia do Idoso. Uma delas foi a Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros, no Rio Novo. As ações ocorreram no Ecoclube Catolé e contou com palestras educativas e de promoção da saúde, massoterapia, hidroginástica e oficina de beleza.