Foto: Reprodução/Vídeo Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Manchas atingiram a praia de Japaratinga e Maragogi, em AL

Um vídeo divulgado nas redes sociais durante um monitoramento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas praias na manhã desta quarta-feira (16) mostrou que as manchas de óleo apareceram entre as praias de Japaratinga e Maragogi.

Nesta terça-feira (15), as manchas de óleo chegaram ao município de Japaratinga nas localidades Praia do Bitigui, Praia das Barreiras do Boqueirão e Praia do Boqueirão.

Em contato com Rivaldo Couto, chefe da Divisão Técnica do Ibama em Alagoas, o vídeo das manchas não é em Maragogi, mas fica na "divisa". "É bem uns 300 metros e o vídeo pegou como se fosse em Maragogi, mas na verdade, as manchas apareceram em Japaratinga", explicou.

A origem do petróleo cru ainda é desconhecida. Em Alagoas, vários municípios foram afetados. Além disso, o óleo atingiu local de maior concentração de peixes-bois do Brasil, no município de Porto de Pedras.

Para minimizar os efeitos, as prefeituras estão - juntamente com outros órgãos - realizando mutirões de limpeza.

(mais informações em instantes)