Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Evento acontece de 10 a 13 de outubro, movimentando o destino com programação especial.

A Vila Niquim, na Barra de São Miguel, será palco, até o dia 13 de outubro, do Festival Portugal em Cena, que tem como foco o resgate de práticas culturais portuguesas no país e atração de turistas para o Litoral Sul. O evento é realizado pela Associação das Empresas da Barra de São Miguel (Aembar), em parceria com a Prefeitura Municipal da Barra de São Miguel, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Governo de Portugal e Sebrae.

A noite da abertura, realizada na última quinta-feira (10), foi marcada pela apresentação de fanfarras, bandas, sapateado e até um balé português, com o grupo Pense Brasil. As apresentações musicais ficaram por conta de intérpretes de fado e MPB: Madalena e Pedro Luiz, Selma Brito e Maestro Luiz Martins.

O alagoano Agnus Beker, de apenas 18 anos, não estava escalado na programação, mas encantou o público ao trazer canções clássicas para o início oficial do Portugal em Cena. Dentro da programação constam, ainda, exposições, oficinas, artesanato, xadrez, degustações, culinária portuguesa, apresentações artísticas e culturais.

  Em sua 4ª cada edição, o Festival cresce a cada ano, com a proposta de movimentar o turismo da região e levar entretenimento de alto nível ao morador e ao visitante. 

“Além da beleza, de toda a parte cultural e histórica que a gente aprende aqui, tem desenvolvimento econômico. O turista além de conhecer a terra e a cultura, é muito bem recebido e faz a economia girar. A Barra de São Miguel é uma das riquezas que temos aqui. Algumas pessoas procuram o destino para passar o verão, mas é esse tipo de evento que faz a cidade continuar movimentada o ano inteiro, para se aproveitar tudo de bom que a Barra tem para oferecer”, comemorou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Sedetur, Olivia Tenório.   

Programação     

Paralelo ao festival, acontece, também, a 2ª Edição da Feira Literária da Barra de São Miguel (FLIBARRA), que movimenta a cidade com comércio e lançamentos de livros. Os pequenos encontram atividades voltadas para o público infantil, como contação de histórias. Com o Dia das Crianças no sábado (12), a ação chamada Livro Presente promove a interação de jovens de escolas públicas e privadas a partir da doação de livros. Na oportunidade, mil livros serão entregues por estudantes da rede particular aos estudantes da rede pública.

A noite de sábado terá apresentação de fado com as artistas Helena Sarmento e Irina Costa, diretamente da cidade de Porto, e Ricardo Araújo, famoso músico de guitarra portuguesa, na noite “Raízes Luso Brasileiras”, que promete misturar o fado com o samba. Já no dia 13, a programação contará com um dia especialmente dedicado à gastronomia.

Os interessados podem conferir a programação completa no site www.portugalemcena.com