Foto: Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A 10ª Edição do Governo Presente, realizada em Craíbas, nos dias 03, 04 e 05 de outubro, com o apoio da Administração União e Trabalho, foi considerada excelente em todos os segmentos, com destaque especial para o Circuito Saúde, que contou com a participação direta de muitos profissionais, que se esforçaram ao máxima na estrutura montada no Ginásio Poliesportivo José Fernando de Farias, para atender ao grande número de pessoas que procuraram os serviços ofertados pelas secretárias de estado da saúde e do município craibense.

 

AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE


Os moradores tanto da cidade quanto da zona rural, fizeram avaliação do peso, aferiram a pressão arterial, mediram a glicemia capilar, obtiveram informações referentes a orientação nutricional, houve distribuição de kits e aplicação de vacinas. Além disso, também fizeram testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais.

 

OUTUBRO ROSA


A equipe da secretaria municipal de saúde, liderada pela secretária Tathiane Queiroz, com apoio especial de enfermeiros(as), dos profissionais que fazem parte do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), fez a abertura oficial do movimento outubro rosa.

 

COMBATE AO MOSQUITO AEDS AEGYPTI


E para combater à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya, os agentes de endemias estiveram presentes orientando a população. Através de um insetário, eles mostraram, de forma didática, toda a evolução do mosquito, desde o ovo até a larva e a pupa.

 

DOSE CERTA NA ATENÇÃO BÁSICA


O programa Dose Certa na Atenção Básica, assegurou que as Unidades Básicas de Saúde estejam abastecidas para atender com eficiência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esta ação, a Sesau pretende assegurar que não faltem medicamentos na Atenção Primária, responsável por solucionar mais de 80% dos problemas de saúde.

Os kits são compostos por medicamentos como Amoxicilina, Ibuprofeno e Parecetamol, importantes para pacientes atendidos no Programa Saúde da Família (PSF). “Este programa mostra o nosso compromisso em fortalecer a Atenção Primária nos 102 municípios alagoanos”, salientou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

 

PRESENÇAS ILUSTRES


O prefeito Ediel Leite, governador Renan Filho, o vice-prefeito Neto Pedro, o vice-governador Luciano Barbosa, vereadores, secretários municipais, secretários de estado e ex-prefeitos, dentre outras autoridades, prestigiaram a Arena Saúde – Craíbas.