Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Deputada Cibele Moura

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) denunciou, nesta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vem cobrando dos moradores de Paripueira uma taxa de R$ 1 mil pela trocar o hidrômetro das residências. A parlamentar informou que recebeu denúncia de moradores revoltados com a situação.  

“A gente jogou até no mercado livre para ver quanto seria o valor na iniciativa privada do hidrômetro: R$ 75, algo similar. E o poder público está cobrando mil reais. Quando a população foi reclamar, falar com quem representa a Casal no município, a resposta foi: a gente não pode fazer nada. Vocês podem dividir ou ir até Rio Largo. Vão lá reclamar que nada vai mudar, não vai adiantar de nada a reclamação de vocês”, contou Cibele. 

A deputada disse ainda que moradores de Paripueira fizeram a denúncia a ela e que vai agir. “Vou levar esse caso ao Procon, e a gente vai ter que resolver. Fica aqui meu apelo à Casal: ajude Paripueira. Ajude o Estado de Alagoas. Depois não reclamem da maioria da população de Alagoas querer que essa empresa seja privatizada”, alertou. 

Cibele também lembrou que os alagoanos estão sentindo o que é que acontece quando uma empresa pública entra em falência. “O custo é passado diretamente para o consumidor, para quem já paga imposto. Espero que essa conta não seja passada para o cidadão, e sim para a má gestão”, pontuou. 

Em aparte, o deputado Davi Maia (Democratas) lembrou que já é praxe na Casa reclamações contra a Casal. “É uma reclamação que já vem sendo rotina. Chegamos a um ponto da falência. E o pior, que eu sempre falo, os defensores da Casal, especialmente o Sindicato dos Urbanitários, dizem da função social da empresa, que privatizar a Casal é entregar a outros interesses privados. Não, porque a Casal não tem função social”, afirmou e indagou: “É função da Casal cobrar a quarta tarifa mais cara de água do Brasil, cobrar pela troca do hidrômetro, um equipamento que é da companhia. Essa é a função social dessa empresa?”.