O cross training, popularmente conhecido como CrossFit no Brasil, entretanto, ainda que disseminação dele no país seja um fato, pouco se sabe a qual fator esse “fenômeno” pode ser atribuído. Conheça a história do CrossFit e as causas que culminaram no sucesso do esporte!

Como montar um box de CrossFit 

Antes de pensar em como equipar o local é necessário compreendê-lo. Uma das características que diferem o CrossFit de outras modalidades de esporte é que ele não é praticado em uma academia, centro de treinamento, ou então em um ginásio, mas sim em um box.

Ele tem esse nome porque o ambiente lembra uma caixa de cimento, sem a presença de espelhos, pôsteres ou televisões, apenas os equipamentos que são utilizados no treino, como é o caso da barra fixa.

Para que você consiga abastecer o box é necessário saber quais aparelhos e demais acessórios para treino são importantes. O CrossFit une exercícios da ginástica olímpica, além de corridas com séries e repetições intensas e também do levantamento de peso olímpico.

Para realizar uma série que une a força e o equilíbrio com os membros superiores do corpo, é necessário utilizar a argola olímpica, que também é conhecida como argola de crossfit.

Já o super band é o elástico crossfit utilizado para fazer o fortalecimento e alongamento do corpo, e apresenta a versatilidade de ser utilizado tanto na parte inferior, como na superior.

Não pense que a corda de pular é inofensiva como nas brincadeiras de criança. No CrossFit as atividades feitas com a corda de pular profissional são chamadas de double unders. Os desafios com ela são mais intensos, uma vez que você tem que fazer saltos com apenas uma perna de cada vez, por exemplo.

Enquanto a slam ball serve para fazer o estímulo da musculatura do atleta. Assim com a bola de medicine ball ele conseguirá ter mais resistência e agilidade para o corpo, além de melhorar a coordenação motora.

A kettlebell é utilizada para promover o emagrecimento por meio do alto consumo calórico e a definição muscular por meio do acionamento de diversos grupos.

Já a corna naval é um excelente equipamento para manter o baixo percentual de gordura, e também para desenvolver o tronco (também conhecido como core). A corda naval para treinamento funcional deve ser confortável e não soltar farpas!

Assim como qualquer outro tipo de exercício físico mal executado, o CrossFit também pode causar o surgimento de lesões no corpo. Para evitá-las você deve disponibilizar a abmat que dá apoio para a região da lombar, o que acaba por preservar a região durante os exercícios.

Como o CrossFit surgiu?

O CrossFit nasceu na década de 90 na Califórnia, Estados Unidos. O ex-ginasta Greg Glassman desenvolveu um novo método de treinamento com o objetivo de fugir da mesmice dos modelos tradicionais.

Devido a diversificação de exercícios e também à suas vantagens - como é o caso dos resultados rápidos, os adeptos fizeram dele uma filosofia de vida que se difundiu em mais de 97 países.