Foto: Cortesia Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Bombeiros treinam busca e resgate de pessoas em estruturas colapsadas

Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas vem sendo trabalhada constantemente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) devido à possibilidade de atuação da corporação na capital alagoana, principalmente nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Na manhã da última segunda-feira, 09, os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) iniciaram os treinamentos em um depósito de construções, em Guaxuma. A programação é que todos os bombeiros da região metropolitana passem pelas instruções, preparando a tropa para uma ocorrência deste tipo.

Segundo o comandante do GBS, major Roberto Wanderley, “o objetivo é capacitar os bombeiros de forma proativa para possíveis atuações em desastres na capital e também no interior. A capacitação é muito relevante porque promove a valorização do desenvolvimento profissional que passa a estudar e revisar técnicas e evolui nosso serviço”.

Para o comandante operacional da região metropolitana, tenente coronel Alan Leite, esse tipo de instrução é uma continuidade das ações que o CBMAL vem desenvolvendo para ocorrências desta natureza. “Nós conhecemos a demanda e o comando do GBS vem trabalhando na busca de cursos, materiais, equipamentos para que sua tropa esteja capacitada e pronta para agir. Os materiais estão chegando e este momento é a prática das ações, dando sequência ao nosso trabalho e temos mais planos até o final do ano, como cursos com outras corporações que são referência nessa área”, explicou o oficial.

Para o cabo José Alberto, integrante do GBS, treinar é essencial. “Tivemos mais uma manhã de atividades na área de BREC e foi muito importante para nossa missão. Já tivemos diversas instruções e estágios nessa área e hoje pudemos reavivar nossas doutrinas para estarmos sempre capacitados”, ressaltou o bombeiro.

*com Assessoria