Foto: Ascom PRF/AL Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Veículos roubados de igrejas católicas do interior de Alagoas foram recuperados

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (10), mostrou que Alagoas teve um aumento no número de roubo e de furto de veículos em 2018. Segundo dados do Anuário, no ano passado foram registradas 4.892 ocorrências de roubo e furto de veículo. Já em 2017, foram 4.328 casos.

De acordo com o levantamento, o número de roubos de veículos foi maior em 2018 no estado. 71,03% dos casos foram relacionados a roubos e 28,97% de furtos.

O estudo ainda diz que “entre os anos de 2017 e 2018, as taxas de roubo e furto de veículos caem em quase todos os estados do Brasil, com exceção de Alagoas, Piauí e Tocantins – as variações foram, respectivamente, de 7,2%, 19,2% e 24,5%”.

“São números proporcionalmente pequenos se comparados aos de São Paulo ou Rio de Janeiro, mas que indicam crescimentos relativos bastante significativos”, diz um trecho do levantamento.

Roubos e furtos no país

Segundo apontam os dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 490.956 roubos e furtos de veículos no Brasil no ano de 2018. Isso corresponde a 33,26% de todos os crimes patrimoniais registrados no período. 

“Não deixa de ser significativo o fato de que se rouba e furta na faixa dos quinhentos mil veículos por ano no Brasil nos últimos anos. Isso equivale a mais de mil e trezentos roubos e furtos por dia, e a mais cinquenta e sete veículos roubados e furtados por hora (quase um por minuto). O que temos visto, portanto, são oscilações de números que se estabeleceram em patamares muito altos há algum tempo”, afirma o Anuário