Pixabay Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

No Brasil já são mais de 7 milhões de pessoas jogando poker, sendo que em grande parte, elas jogam via os diversos sites de poker online disponíveis na internet. Em alguns casos também, essas pessoas frequentam casas de poker nas quais há mesas de poker físicas para se jogar. Em ambos há sempre uma grande dúvida: se o que essas milhões de pessoas estão fazendo é contra a lei brasileira. Você provavelmente se pergunta qual é o status do poker no Brasil… Fique tranquilo porque o poker não é considerado um jogo de azar no Brasil e em vários países. O poker é, na verdade um esporte já reconhecido internacionalmente. Veja mais informações para entender como isso aconteceu.

 

O poker é um jogo de habilidades

 

Primeiramente, para jogar poker é necessário ter diversas habilidades não só mentais como também físicas. Um jogador profissional vai saber todas as regras e apresentar as técnicas e as estratégias certas para conseguir vencer. Este mesmo jogador profissional precisará ter alto grau de concentração e de foco, em adição resistência física para aguentar longas horas de jogos, os quais podem durar mais de 16 horas. Outras habilidades ainda incluem: alto controle das emoções e capacidade de analisar os adversários. Alguns jogadores até admitem que o poker mais parece um jogo de pessoas do que um jogo de cartas.

 

O poker e a Associação internacional de Esportes da Mente

 

 

De acordo como a Associação internacional de Esportes da Mente, o poker é um esporte da mente assim como o jogo de xadrez, de dama ou de gamão. Isso aconteceu no dia 29 de abril de 2010, sendo que ano que vem o poker vai estar comemorando 10 anos de oficialização como um esporte. E esse é um dos esportes que mais tem crescido no mundo e movimentado milhões de dólares anualmente. Hoje é possível jogar poker online em vários sites de qualidades entre eles 888 Poker online, como também em casas legais e autorizadas em todo o Brasil.

 

 

O poker e o Ministério do Esporte Brasileiro

 

 

Em 2012, o Ministério do Esporte no Brasil registrou a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) nos seus quadros, o que tornou oficial os campeonatos de poker em todo o Brasil, os quais são regulamentados e fiscalizados por esta confederação. Dessa maneira, hoje já é possível encontrar no calendário oficial de esportes brasileiros todos os eventos de poker que acontecem de forma profissional no Brasil.Texas Hold’em é considerado o estilo de pôquer mais popular da atualidade, sendo o praticado em grande parte dos campeonatos de poker não só no Brasil como em todo o mundo.

 Depois que poker se tornou um esporte praticado no Brasil, há vários livros ensinando a jogar poker principalmente no estilo Texas Hold’em, como também vários cursos ministrados por jogadores profissionais brasileiros que provam que o poker está muito longe de ser uma atividade de sorte.

 

Como a sorte se relaciona com o poker: artigo 50 do Decreto-Lei nº 3.688/41

 

 

Não dá para negar que o poker é um jogo que apresenta sorte, mas a sorte está presente entre outros esportes, já que ela é um fator incontrolável. Mas muitos jogadores apontaram que a sorte mais atrapalha do que ajuda os jogadores profissionais. Se eles dependessem apenas das suas habilidades, eles teriam mais chances de ganhar. Dessa maneira, o que a legislação proíbe sendo o artigo 50 do Decreto-Lei n.º 3.688/41 são os jogos que precisam apenas de sorte para existirem.

 

 

O poker é considerado um esporte legal no Brasil e em diversos países do mundo. Não há nada que proíba jogar poker no Brasil tanto em sites de poker como também em casas de poker. Por isso se você se interessa pelo assunto e quer se dedicar ao esporte, não precisa se preocupar com a legislação brasileira, já que não há nada que possa-te impedir de praticar o esporte.

 

 O que é proibido no Brasil é o jogo de azar, no qual ganhar e perder está relacionado exclusivamente ou principalmente com a sorte do jogador, sem levar em conta outros fatores. Está na hora de acabar com os preconceitos e entender que poker é um esporte e que poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico, já que está sendo observado pela Associação Global de Federações de Esportes Internacionais que trabalha com o Cômite Internacional Olímpico para trazer novos esportes para competição, incluindo o poker.

 

Apesar de ter muitos anos relacionado com os jogos de azar, esse já é um conceito do passado e que não condiz com a realizado do poker no Brasil e no mundo. Não só os jogadores como todos os interessados em poker estão vendo o crescimento do esporte e como ele tem se tornado uma estrutura forte e importante trazendo diversas oportunidades para milhares de pessoas que trabalham em diferentes segmentos dessa indústria.