Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Na quarta-feira (04), o deputado estadual Davi Maia (DEM) flagrou um crime ambiental em Maceió. O parlamentar presenciou um motorista de caminhão descartando resíduos de forma irregular em um terreno na Avenida Pierre Chalita, que liga os bairros da Serraria a Jacarecica.

Maia gravou um vídeo e denunciou a situação para a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela limpeza urbana na cidade. "Eu sempre digo que cidade limpa não é aquela que mais se limpa, é aquela que menos se suja. E, para isso, cada pessoa precisa ajudar e fazer a sua parte denunciando situações como essas", explica o parlamentar, que já foi gestor de Limpeza Urbana na capital alagoana.

O descarte irregular de resíduos em via pública é irregularidade passível de  notificação e autuação, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. Para coibir estes casos, a Sudes mantém equipes de fiscalização nas ruas da capital com rondas nos três turnos do dia, no entanto o cidadão pode realizar denúncias. Segundo explica o atual titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres, o órgão recebeu 251 denúncias da população somente neste ano, entre janeiro e agosto.

"Qualquer cidadão pode colaborar com este trabalho, afinal a cidade é de todos e os cuidados devem ser compartilhados. Recebemos a denúncia do deputado Davi Maia, que flagrou o condutor de um veículo realizando o descarte em via pública. Com a informação da placa, buscamos a identificação para emitir a autuação. Desta forma, orientamos a população a entrar em contato com a Sudes e denunciar casos semelhantes", esclareceu o gestor.

Situações como esta, devem ser denunciadas para Prefeitura de Maceió através da Sudes pelo telefone 0800 082 2600.

Veja o vídeo: