Blog do Tinho Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) lançará na próxima quinta-feira (15/8) às 15h a atualização do Aplicativo ANEEL Consumidor no XI Congresso Brasileiro de Regulação da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL).

O lançamento será feito no estande da ANEEL com a presença do diretor-geral da Agência, André Pepitone. O aplicativo já está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A plataforma facilita o registro e acompanhamento de Solicitações de Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogio e denúncias), apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico.

Um dos principais serviços oferecidos é o “Entenda sua Conta”, por meio do qual o consumidor poderá conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da fatura de energia, utilizando simulações interativas para contas de luz de clientes residenciais. Com a atualização do aplicativo, é possível fazer a simulação da conta de luz com impostos como ICMS e PIS/Cofins.

Na plataforma, além dos impostos, o consumidor consegue visualizar a participação, na sua conta, de outros componentes como custos de energia, transmissão, distribuição, encargos e bandeira tarifária.

O aplicativo permite ainda ao consumidor acessar o feed de notícias publicadas no site da ANEEL, visualizar o histórico de demandas registradas junto à Agência, obter o Contato da Ouvidoria Institucional da ANEEL e receber informações sobre as distribuidoras de energia.