Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

     A trajetória dos Pereiras teve como seu precursor e líder João José Pereira, prefeito por várias vezes da cidade de Junqueiro. Com a morte de João José, seu filho Joãozinho Pereira passou a ser o líder da família. Eles, ao longo de muitos anos mantêm a hegemonia política nas cidades de Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre. As expressivas votações alcançadas nessas cidades no decorrer dos pleitos eleitorais só confirmam a força política da família no interior do Estado.

     O auge político da Família Pereira aconteceu nas eleições de 2010, quando Joãozinho Pereira foi eleito deputado estadual com a maior votação da história da Casa de Tavares Bastos, vindo a atingir a marca de 64.080 votos.

     Nas eleições municipais de 2012, Fernando Pereira foi eleito prefeito de Junqueiro com uma votação de 9.110 votos (72,41%), Peu Pereira foi eleito prefeito de Teotônio Vilela com uma votação de 12.916 votos (66,67%) e Pauline Pereira foi eleita prefeita de Campo Alegre com uma votação de 10.775 votos (67,21%).

     Nas eleições de 2014 o meio político de Alagoas apostava, diante da força política dos Pereiras e pela expressiva votação de Joãozinho na eleição de 2010, que ele fosse candidato à Câmara Federal o qual  poderia vir a ser um excelente  vice em uma chapa a governo do Estado, porém  o mesmo não fez a leitura adequada do seu tamanho político naquele momento. Joãozinho não disputou aquele pleito e lançou o nome de sua irmã Jó Pereira à candidatura a deputada estadual. Jó teve uma estupenda votação de 52.931 votos e foi a segunda colocada das vinte e sete vagas disponíveis.

     Nas eleições municipais de 2016, Joãozinho Pereira que podia ter alçado voos mais altos na eleição de 2014, não o fez e foi candidato a prefeito de Teotônio Vilela mais uma vez. Pereira foi eleito com uma votação de 12.827 votos (63,21%). Sua irmã Pauline Pereira foi reeleita prefeita de Campo Alegre com uma votação de 14.580 votos (82,63%) e Carlos Augusto, apoiado pelos Pereiras, foi candidato a prefeito de Junqueiro, vencendo Leandro Silva por uma diferença de apenas três votos (0,02%).

     A atuação destacada no primeiro mandato e a força política da família Pereira no interior de Alagoas, fizeram Jó Pereira nas eleições de 2018 ser a deputada mais votada, tendo sido reeleita com uma votação de 53.707 votos. 

     Com os números conquistados no decorrer das disputas eleitorais,   a Família Pereira mostra que tem força e tamanho político, porém enquanto forem coadjuvantes na aliança com os Liras (Biu e Arthur) , bem como  pela aceitação de uma secretaria inexpressiva dada pelos Renans, fruto da aliança das eleições de 2018;  demonstra que os  Pereiras ainda não enxergaram o verdadeiro tamanho que possuem. Para alçar voos mais altos eles precisam tratar urgentemente a miopia política.