Foto: Reprodução/ internet Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Litoral alagoano

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (19), a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que são falsos os áudios que estão circulando no WhatsApp, desde a noite desta quinta-feira (18), sobre a ocorrência de tsunamis no litoral alagoano.

 

Segundo o meteorologista da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, não há possibilidade de ocorrência de tsunami no Leste do Nordeste. "O que normalmente ocorre quando temos a entrada de uma frente subtropical é um aumento da agitação marítima. Mas essas ondas são mais elevadas em alto mar, fora da Costa do Brasil", esclareceu Pinho.

 

Mais cedo, a Semarh divulgou uma atualização meteorológica alertando para a chegada de uma frente, associada ao escoamento em baixos e médios níveis da atmosfera que atinge o leste dos estados de Alagoas e Sergipe, que deve continuar provocando chuvas de intensidade moderada, com algumas pancadas intensas, acompanhadas de rajadas de vento.

O aviso chama a atenção para acumulados de chuvas significativos que podem acontecer no Litoral, em especial à região metropolitana, a região do Baixo São Francisco, Agreste e Zona da Mata. Nas outras regiões, existe a previsão de chuvas fracas intercaladas com períodos de tempo seco.

Ainda segundo a Sala de Alerta, essas chuvas previstas, até o momento, não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

Segundo a Semarh, é importante ressaltar que como a chuva prevista para estas áreas será localizada, a precisão da localização e intensidade só poderá ser prevista com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.


 

*Com Ascom Semarh