Foto: Reprodução/Internet Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Aplicativo prevensuic ajuda na prevenção do suicídio

Conheci o aplicativo ‘Prevensuic’ pela minha psicóloga Fernanda Chianca que comentava comigo, durante a sessão de ontem, o quanto o índice de suicídio tinha crescido no mundo. Baixei o aplicativo e achei fantástico. Acredito que essa ideia precisa ser compartilhada com vocês e para que vocês compartilhem com pessoas que pensam em suicídio. O objetivo é simples: ajudar na prevenção do suicídio.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. O Prevensuic é espanhol, mas já está traduzido para o português. Assim que você abre o aplicativo tem uma parte com quatro imagens (como mostro na figura abaixo).

No menu, vocês podem visualizar alguns tópicos. A primeira diz: ‘tenho ideias suicidas’. Clicando nela você encontra outros tópicos como: conselhos rápidos; os meus sinais de alerta; o meu plano de emergência; as minhas razões para viver e fotos da minha vida.

Vou te passar um breve resumo: nos conselhos você vai encontrar algumas frases para te relembrar algumas coisas; nos sinais de alerta você pode escrever algumas coisas que você pensa quando têm idéias suicidas; no plano de emergência você pode escrever para quem se deve entrar em contato em caso de urgência; nas razões para viver, você pode marcar um x em algumas razões e escrever outras; e nas fotos da sua vida você cria uma galeria de razões para viver através de fotografias.

O aplicativo também serve para quem se preocupa com alguém, é um profissional ou quer alguma informação.

Que ações assim sejam mais disseminadas no mundo e que a ajuda venha de toda forma para que vidas sejam preservadas. Afinal, você importa, sua vida importa e tem UM MILHÃO de coisas para você conhecer lá fora. Acredite nisso!

Ah, e não deixe de buscar ajuda com um profissional especializado. Uma terapia é sempre uma ótima escolha.

Estou no instagram: @raissa.franca