Agência Câmara Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Marx Beltrão

O serviço de atendimento em acidente vascular cerebral (AVC) do hospital Carvalho Beltrão, de Coruripe, deve ser o primeiro de Alagoas a ser credenciado pelo Ministério da Saúde. A conquista contou com apoio do deputado federal Marx Beltrao (PSD) e de outros membros da bancada alagoana, como o senador Rodrigo Cunha (PSDB). A garantia do credenciamento foi dada pelo próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Esta é uma conquista muito importante para toda a região Sul de Alagoas, porque Coruripe vai ser um pólo de atendimento de referência em AVC para a região e para o Estado. Com este credenciamento, mais recursos serão disponibilizados pelo Ministério e o atendimento poderá ser aperfeiçoado e ampliado. Recebemos a garantia do ministro e vamos atuar para garantir este credenciamento”, disse o parlamentar.

A notícia do credenciamento foi dada por Mandetta em uma reunião em Brasília.  O deputado estadual Yvan Beltrão representou a população da região sul de Alagoas e também o deputado federal Marx Beltrão (PSD), que está de licença médica. O senador Rodrigo Cunha também esteve presente no encontro, assim como gestor da unidade hospitalar beneficiada em Coruripe, Francisco Carvalho.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como "Derrame Cerebral", é uma doença crônica não transmissível e é uma das principais causas de morte, incapacidade adquirida e internações em todo o mundo. Acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se ropem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens do que as mulheres.