Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Em pleno período de recesso no Congresso Nacional, o deputado federal Severino Pessoa (PRB) continua em Brasília, trabalhando e buscando investimentos para o Estado de Alagoas. Na tarde desta terça-feira (16), durante encontro com o ministro da Casa Civil, Onyx LorenzonI, o parlamentar alagoano iniciou, junto ao governo federal, as articulações para a construção de um Hospital Universitário em Arapiraca, a segunda maior cidade do Estado de Alagoas.

Acompanhado da vice-prefeita, Fabiana Pessoa (PRB), o deputado afirmou que apesar de Arapiraca ser um município referência em saúde para as populações do Agreste e Sertão alagoanos, as poucas unidades hospitalares do município enfrentam dificuldades para cumprir a demanda de atendimentos, procedimentos cirúrgicos e internações.

“O povo arapiraquense não aceita mais esperar horas nos corredores e, muitas vezes, não ser atendido de forma humanizada. Em alguns casos, por falta de especialistas ou, simplesmente, de estrutura adequada, o paciente tem que ser transferido para a capital em busca de atendimento especializado”, alertou o deputado.

Ao sugerir a implantação de um Hospital Universitário em Arapiraca, Severino e Fabiana reforçaram que a cidade, com seus 240 mil habitantes, já possui curso superior de Medicina ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que o hospital seria de suma importância para contribuir na formação e especialização de novos profissionais da saúde.

“Os hospitais universitários brasileiros são verdadeiras escolas, onde se concentram diversas especialidades médicas e atendimentos de alta complexidade, inclusive a realização de transplantes. Esse modelo hospitalar é responsável por gerar conhecimento, pesquisa e desenvolvimento para a formação de profissionais ainda mais qualificados na área”.

SINAL VERDE

Diante da solicitação do deputado e da vice-prefeita, o ministro Onyx parabenizou o deputado e a vice-prefeita pela iniciativa, ao tempo em que reafirmou o compromisso do governo federal com a área da Saúde, em especial no Nordeste Brasileiro.

Ainda nesta semana, o deputado federal Severino Pessoa deverá se reunir com os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Educação, Abraham Weintraub, a fim de dar continuidade às discussões em torno do projeto da implantação do Hospital Universitário no Agreste alagoano.