Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Deputado Marx Beltrão

Para tornar o processo eleitoral mais transparente, o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, apresentou na Câmara dos Deputados uma Indicação Legislativa dirigida ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Na Indicação, Marx sugere ao Judiciário criar um banco nacional on line de informações sobre todos os candidatos que disputam eleições no Brasil.

“Hoje estas informações estão no site do TSE, mas de forma fragmentada e com acesso não muito claro para os eleitores e cidadãos brasileiros. O que proponho é que o Tribunal Superior Eleitoral crie um banco de dados público, de acesso facilitado e aberto na internet, onde todos os que se candidatam no país deixe expostos seus dados, currículos, bens e propostas para a sociedade. Certamente, com a publicização destas informações de modo mais efetivo, o processo eleitoral ganharia muito em transparência” afirmou o parlamentar.

A Indicação Legislativa de Marx Beltrão, de nº 950/2019, afirma ainda que esta seria uma “iniciativa viável e de relativo baixo custo para manutenção, até porque  a alimentação do banco de dados fica a cargo dos próprios candidatos”. Ainda segundo o parlamentar, “Atualmente, o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais dispõem para o público, em seus respectivos portais de internet, dados referentes aos candidatos para cada eleição.  Contudo, a informação restringe-se aos  respectivos  nomes e filiações partidárias e à prestação de contas” reitera o parlamentar.