Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A visão é um dos sentidos mais importantes para a grande maioria das pessoas, onde 80% da relação do ser humano com o mundo se dá por meio do sentido da visão. Porém, esse órgão requer alguns cuidados e a prevenção é fundamental. Os nossos olhos são importantes para que possamos perceber tudo aquilo que está a nossa volta. Tomando-se os devidos cuidados, as principais doenças da visão podem ser evitadas. 

Cuidar dos olhos é um hábito que deve fazer parte de toda a vida e deve ser algo essencial. Isso porque a nossa visão tende a diminuir com o avanço da idade e, por isso, é importante preservá-la para evitar sérios problemas ao longo dos anos. Existem algumas recomendações que valem para todas as idades. Pensando nisso a reportagem do CadaMinuto entrevistou um oftalmologista para explicar melhor o assunto.

De acordo com o médico oftalmologista Horion Silva, é necessário que as pessoas procurem, anualmente, um especialista. “O exame oftalmológico, realizado por um médico especialista é fundamental para identificarmos problemas importantes na saúde dos nossos olhos.

Questionado sobre a idade ideal para se preocupar com a saúde dos olhos, Horion alertou que desde os bebês recém-nascidos até pacientes da terceira idade, devem se preocupar com a saúde ocular. Isso porque cada grupo pode adquirir problemas que são comuns a específicas faixas etárias. “Todos nós sabemos da importância da visão para a nossa vida”, disse.

Ainda segundo o oftalmologista, além de tratar doenças já existentes, o exame prévio pode prevenir possíveis patologias na saúde visual. As mais comuns são as ametropias, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e vista cansada. Além disso, outras doenças oculares que mais atingem as pessoas são conjuntivite, catarata e glaucoma.

Horion alertou que, em alguns casos específicos, a visita ao consultório oftalmológico deve ser feita com mais frequência. A periodicidade da visita deve aumentar dependendo do problema e do tratamento que esteja realizando”, explicou o médico.

Alguns sinais são importantes e acendem um alerta para que as pessoas procurem um oftalmologista. São eles: baixa qualidade visual, olhos vermelhos e dores oculares. Esses sintomas podem significar doenças como o glaucoma [que é o aumento da pressão ocular] que, segundo o médico, é a principal causa de cegueira definitiva no mundo.

Para evitar possíveis problemas oculares, o especialista informou que alguns cuidados podem ser adotados na rotina diária, como o uso de óculos escuros para se proteger do sol e evitar usar colírios sem orientação médica.

Cuidar da visão deve ser um hábito observado e criado desde muito cedo.  A partir da adolescência e até os 40 anos, o cuidado deve ser intensificado. Por isso, a prevenção, através da realização de exames periódicos é fundamental para solucionar eventuais problemas.

Saúde ocular 

O Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho, foi criado para chamar a atenção e alertar toda a sociedade sobre a importância dos cuidados com os olhos e para alertá-los sobre a cegueira e outros problemas que podem trazer riscos para a visão. A prevenção ocular deve ser frequente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% a 80% dos casos de cegueira em todo o mundo são evitáveis e tratáveis se o acometido receber tratamento correto no tempo certo. 

*Estagiárias, sob supervisão da editoria.