Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Na  manhã da terça-feira em reunião articulada pelo Instituto Raízes de Áfricas, dirigentes da SELAJ e jovens atletas discutiram sobre a importância da presença do estado na vida esportiva de jovens promissor@s no atletismo,como Karolzinha, campeã alagoana e vice-campeã nordestina do skate,e Herbert Rocha, campeão alagoano de karatê.
Durante a conversa,a  gerente de rendimentos, Márcia Mendes  e o superintendente de  rendimentos, Vagner Godez representando a SELAJ, explicaram os caminhos jurídicos para a inclusão dos atletas nos programas institucionais, dentre eles o bolsa esporte,como também propuseram caminhos para estimular de maneira mais participativa essa nova geração.
Presente, o vereador por Maceió, Anivaldo Silva, o Lobão ouviu demandas dos atletas oriundos  da comunidade  periférica que o elegeu.
Os atletas expuseram suas dificuldades e a falta de incentivos e patrocinios, até para o treinamento cotidiano. 
Karol, de  13 anos falou que agradece muito ao pai,Bob, que também é seu treinador, a construção  dos sobstáculos necessários para os treinos. E que tudo foi construído com recursos próprios e vaquinhas, entre amigos, para arrecadar  os 3.000,00 reais na construção do equipamento esportivo.
E,a jovem atleta fala sobre a  sensibilidade da igreja do bairro que cedeu o terreno para a construção do equipamento. 'Sem a ajuda da igreja-diz a menina- meu sonho seria interrompido.'
Herbert Rocha afirmou que o patrocínio que tem para competição vem do estado vizinho, Sergipe.
Apesar das condições precárias, da mínima estrutura, Karol e Herbert,  trazem  resultados expressivos, com pontuação e troféus no skate e karatê para o Estado de Alagoas.
"É preciso que igual a valorização do futebol feminino  da jogadora Marta, o Estado de Alagoas valorize as mulheres que fazem esporte de competição e são vencedoras,como eu "-diz Karol.
"E os homens também"- acrecentou Herbert Rocha. 
Como movimento da sociedade civil, o Instituto Raízes de Áfricas  estabeleceu pontes na criação de espaços de diálogos entre jovens atletas e o Estado.
Estiveram presentes Karina Maria Cardoso, do Projeto de Karatê Sebastian-san, Joséite Gomes, Associação Alagoana de skate, Carlso Henrique, da família skate boards, Luciano da Silva, treinador.