Foto: Alexandre Barbosa Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O Programa Ronda no Bairro, do Governo de Alagoas, comemorou um ano de atuação no Centro de Maceió levando muita animação e diversas ações de cidadania a comerciantes e transeuntes do Calçadão do Comércio, na sexta-feira (5). Centenas de pessoas usufruíram dos serviços oferecidos no evento e festejaram o policiamento de proximidade na área comercial com maior fluxo de pessoas da capital.

Além de engrossar o coro do “parabéns para você”, entoado pela banda de música do programa, a população teve direito a saborear o bolo de aniversário gigante doado em homenagem à data. “É maravilhoso poder comemorar junto à população e perceber que o policiamento de proximidade, junto das ações sociais desempenhadas pelo programa, realmente está surtindo efeito na vida das pessoas. Esse é o maior objetivo do Ronda: estar cada vez mais integrado com as comunidades das áreas comerciais em que atua”, enfatizou o coronel Cícero Silva, superintendente do Ronda no Bairro.

A dona de casa Verônica Peixoto, de 59 anos, foi uma das muitas pessoas que aproveitaram a oportunidade para usufruir dos serviços prestados. Em entrevista, ela contou que estava passando pelo local com uma amiga quando viu a movimentação e resolveu parar.

“Eu sempre desejei cortar o meu cabelo, mas nunca tive coragem de colocar isso em prática. Eu tinha vontade de fazer isso até pra me sentir mais jovem, sabe? E hoje eu tive a oportunidade e estou me amando. Fui super bem atendida e adorei o resultado do meu corte. O Ronda no Bairro está de parabéns! Agora estou ansiosa pra chegar em casa e mostrar ao meu marido”, disse aos risos.

Além do corte e escova de cabelo, a ação contou com atividades como orientação de prevenção às drogas, exposição de animais silvestres, aferição de pressão arterial e glicemia e exposição dos artesanatos produzidos pelas alunas da Oficina de Inclusão Produtiva, ministrada no Jacintinho. 

Todas as atrações aconteceram graças a parceiros da iniciativa pública e privada, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Instituto de Beleza Transformação, Laboratório Nabuco Lopes, Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Sorveteria do Careca e Sarandi Alimentos.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, e o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Renilson Dantas, que aproveitaram a oportunidade para parabenizar o trabalho do programa e ratificar a importância do policiamento de proximidade na diminuição da violência nas regiões onde o Ronda no Bairro atua. 

O programa está presente em áreas comerciais de oito bairros da capital alagoana, tendo estreado suas atividades no dia 4 de janeiro de 2018, no bairro Jacintinho, e chegado ao Centro de Maceió no dia 6 de julho daquele mesmo ano. Desde então, tem somado resultados positivos através do policiamento de proximidade e das ações que desenvolve através da sua equipe de Articulação e Mobilização Social.

*com Agência Alagoas