Foto: Ascom FNP Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Congresso conta com a participação de 350 prefeitos da América Latina.

O prefeito Rui Palmeira assinou uma carta de intenção para troca de experiências entre sete cidades que partilham o conceito de Cidades Inteligentes no Brasil. A assinatura ocorreu nessa quarta-feira (03), durante o Smart City Expo Latam Congress, realizado na cidade de Puebla, no México.

Rui Palmeira participou do painel “Diálogo Institucional: El valor de implementar la Nueva Agenda Urbana en el Territorio Local“, acompanhado do representante do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat) Elkin Velásquez, da prefeita da cidade de Puebla, Cláudia Rivera, e do vice-prefeito de Tegucigalpa, em Honduras, Juan García.

“Participei ontem de um debate sobre o valor da implementação da nova agenda urbana no território local, momento onde pude falar da experiência e dos desafios à frente da Prefeitura de Maceió e trocar experiências com Elkin Velásquez, representante da ONU-Habitat
na América Latina; Cláudia Rivera, prefeita de Puebla; Juan García – vice-prefeito de Tegucigalpa, na Honduras, e com toda a plateia. Ao final, assinamos uma carta de intenções entre 7 cidades brasileiras, dentre elas, Maceió, e a cidade de Puebla, para uma troca de experiências na área de cidades inteligentes”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O líder do Executivo Municipal foi convidado para participar do evento integrando delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“É uma oportunidade de interagir com mais de 350 prefeitos da America Latina. O Smart City Expo Latam Congress tem na programação muitos debates e palestras onde serão partilhadas boas experiências. Para nós, é uma oportunidade de acolher o que vem dando certo em outras partes do mundo para, se for possível, adaptar à nossa realidade”, ressaltou o prefeito.

A proposta do Smart City Expo Latam Congress é discutir demandas dos cidadãos e o desenvolvimento de Cidades Inteligentes, com estímulo à participação. Estão sendo abordados tópicos como governo aberto, energia e meio ambiente, equidade, aprendizagem e cultura, mobilidade e planejamento urbano e territorial, segurança, transformação digital e desenvolvimento econômico.

Rui Palmeira é vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes da Frente Nacional de Prefeitos. Também representam a FNP no Congresso os prefeitos Hildon Chaves, de Porto Velho/RO, vice-presidente de Relações com o Judiciário; Busato, de Canoas/RS, vice-presidente de Proteção ao Idoso; Juninho, de Cariacica/ES, vice-presidente de Políticas Sociais; Elvis Cezar, de Santana de Parnaíba/SP, vice-presidente de Empreendedor Individual, Emprego e Renda; Felício Ramuth, de São José dos Campos/SP, vice-presidente de Mobilidade Urbana; e Dilador Borges, de Araçatuba/SP.

Os custos da viagem são financiados por meio de uma parceria da FNP com a organização do evento.