Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O mantra das startups é criar serviços mais eficientes e solucionar questões urgentes da sociedade pelas inovações tecnológicas. Neste escopo, nasce a Audima, uma solu-ção que transcreve textos de sites para áudio, apresentando importantes mudanças para o mercado atual. A empresa, chega ao Brasil com a proposta de fomentar o setor de inclusão digital, tendo como clientes os geradores de conteúdos online e empresas com comunicação interna escrita.

Para a conversão de conteúdos escritos para áudio, a Audima utiliza Inteligência Artifi-cial e em termos de consumo, utiliza o modelo SaaS (do inglês Software as a Service), que representa um modelo de distribuição e comercialização que permite o cliente se beneficiar do software ao usar o serviço. No SaaS, o programa pode ser acessado por dois canais: via navegador, pela internet, ou através de instalação local. O diferencial está na dispensa de cobrança de licenças, havendo apenas o valor do serviço. O forne-cedor fica responsável por disponibilizar o sistema em produção.

O público alvo foi identificado em uma pesquisa aprofundada. O foco está em indivíduos com dificuldades de visão, analfabetos, semianalfabetos e pessoas com pouco tempo ou preferem ouvir conteúdos digitais.

Modelos de startups voltadas para este fim, ainda são raros. A Audima é uma empresa 2.5, que visa o lucro através da geração de impacto social. Em poucos passos, os donos de sites conseguem fazer todo o procedimento e, automaticamente, e em segundos, os conteúdos são revertidos para áudio, tanto os recentes quanto os antigos e futuros. O player nas páginas que utilizam a solução é estrategicamente posicionado, de modo que seja facilmente encontrado, inclusive por programas leitores de tela utilizados por deficientes visuais.

A democratização do serviço é mais uma característica importante da Audima. “A gente dá a liberdade de o usuário escolher o artigo que quer ouvir, diferente do que acontece com as rádios de notícias, além de facilitar o acesso a esses conteúdos”, explica a fun-dadora. Para a empreendedora, todas as características inovadoras da solução tornam a experiência do internauta muito mais positiva diante de uma interface.

A ferramenta oferecida pela Audima, além de ter fácil instalação, não sofre com inter-rupção por anúncios da página. Além disso, os serviços têm preços bem acessíveis em sua versão com voz humanizada ou ainda uma versão gratuita com anúncios.