Foto: Pei Fon/ Secom Maceió Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true SMTT dá dicas para a população aproveitar o São João com segurança. F

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deu algumas dicas para os cuidados nas vias que devem ser redobrados na época junina.

Uma das recomendações da Superintendência para evitar acidentes é estar com a manutenção dos veículos em dia. É importante que a população verifique a situação dos freios, as condições dos pneus, o funcionamento das lanternas traseira e dianteira do automóvel, além dos faróis.

Outra orientação direcionada aos condutores é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. O assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas, chama a atenção para os riscos que essa combinação inadequada traz para a população. “Infelizmente ainda é muito comum flagrar situações de embriaguez ao volante. É preciso que as pessoas tenham mais consciência e não consumam bebida alcoólica quando estiverem dirigindo. Essa atitude pode acabar em tragédia e tirar a vida de muitas pessoas. Se for beber, evite conduzir um veículo. Passe a chave para algum amigo que não bebeu ou se preferir chame um táxi”, explica.

Transporte compartilhado

Para que os maceioenses se desloquem aos locais dos arraiais com mais segurança e tranquilidade, a SMTT recomenda a utilização do transporte compartilhado. O órgão orienta que os maceioenses usem o transporte público, táxis ou até mesmo peguem carona com amigos ou familiares, evitando assim a grande quantidade de veículos e problemas com o estacionamento irregular nos polos festivos.

“Por não possuir uma quantidade de estacionamentos que atendam a demanda nos locais de festa, a população deve procurar outras formas de chegar aos locais dos shows com mais comodidade. A intenção da SMTT é diminuir a circulação de veículos e estacionamentos irregulares para desafogar o trânsito e proporcionar mais conforto para quem for aproveitar as festas juninas”, explica Freitas.

*com Ascom SMTT