Blog do Tinho Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true JHC viabiliza venda direta do Etanol no Ministério de Minas e Energia

A proposta do Deputado Federal JHC (PSB/AL), que permite que produtores de etanol vendam o produto diretamente para postos de combustível, sem passar pelas distribuidoras, segue ganhando força e aliados dentro e fora da Câmara Federal.

Nesta quinta-feira (23), JHC esteve em audiência com o Secretário de óleo, gás e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, onde tratou e recebeu o apoio com relação ao Projeto de Decreto Legislativo PDC (916/18) da venda direta de Etanol.

“Com o secretário, conseguimos incluir o tema na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Algo que cobramos do governo desde seu início, já que essa é uma pauta que vai no caminho da livre concorrência e menor intervenção estatal na economia, reduzindo o preço do combustível para o consumidor”, firmou o Deputado.

O projeto (PDC 916/18) do deputado JHC pretende suspender parte da Resolução 43/09, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a qual prevê que o produtor só pode comercializar etanol combustível com distribuidor autorizado pela agência e com o mercado externo. 

Para JHC, a venda direta do etanol permite ao consumidor um combustível mais barato, com tecnologia nacional, limpa e sustentável, além do aquecimento da economia e da geração de empregos e renda, possibilitando, também, menor interferência do Estado e maior liberdade para o setor.