Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

São 5 horas e alguns minutos que se separam da madrugada, o relógio já se aproxima das 6 horas da manhã. Os vejo de longe fazendo a limpeza na areia da praia de Cruz das Almas em  Maceió,Al,como 16 de maio é  comemorado o dia do gari resolvo ir até eles. Perguntei-lhes se topavam conversar. Toparam.
Cristiano, tem 36 nos e faz 4 anos  que é gari: "Eu estava sem emprego, daí minha esposa  soube da vaga na em na empresa e me avisou. Aproveitei a oportunidade, hoje estou aqui e gosto muito do que faço. Meu maior sonho é ter a possibilidade de crescer profissionalmente  e construir minha casinha. Quero que meu filho cresça com  segurança."
 Rodrigo tem 30 anos e o tempo de gari já são 5 anos, também é casado e acalenta um sonho que o Brasil abra mais vagas de emprego, principalmente para os jovens. "A gente só pode trabalhar se tiver emprego. Ser gari é uma oportunidade de pagar as contas e dar dignidade a minha família."
O Tássio é o mais novo dos três tem 25 nos e faz só 6 meses que está exercendo a função, casado com dois filhos, deseja ter forças e saúde pra construir a casinha e ser feliz. "Sim, eu quero ser feliz"- afirma.
E após a conversa eles continuram na lida do trabalho e esta blogueira seguiu o caminho manhã adentro.
Parabéns,meninos pelo dia.


Sobre o dia do Gari
A palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em 11 de outubro de 1876, ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro Caju. Seu contrato venceu em 1891 e seu primo Luciano Gari o substituiu. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços não eram bons. No ano de 1906, o órgão tinha somente 1.084 animais de carga para trabalharem na coleta das 560 toneladas de lixo. A partir dessa data, teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos. A data lembra o dia da publicação da Lei que instituiu a categoria, em 16 de maio de 1962.