Foto: Assessoria/Arquivo Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Marx Beltrão

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal de Alagoas no Congresso Nacional, afirmou nesta quarta-feira (15) que “as manifestações que ocorreram em Alagoas e em todo o país em defesa da educação merecem respeito e apoio porque são prova de que nosso país é democrático e porque são prova de que é necessário lutar por investimentos nesta área vital para o país”.

O parlamentar relembrou que “já havia se manifestado contra os cortes de recursos nas universidades e institutos federais, inclusive protocolei requerimento destinado ao ministro Abraham Weintraub questionando quais razões e quais motivos objetivos levaram o Ministério da Educação a realizar este corte. Precisamos de mais recursos para a educação no Brasil, e não de menos recursos” disse Marx.

Cerca de 3,5 mil pessoas – segundo informou a Polícia Militar (PM) - participaram nesta quarta-feira de um protesto em defesa da educação. Alunos, professores e sindicalistas alagoanos estão no ato que faz parte de um protesto nacional que é contra o bloqueio de verbas da educação e a reforma da previdência. 

A reivindicação foi contra o bloqueio de recursos de cerca de 30% do orçamento de despesas para custeio das universidades e institutos federais, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE) vão aderir à paralisação estudantes de 82 instituições, entre universidades públicas e privadas e institutos federais, além de redes estaduais de professores.