Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Esquecida por muitos anos, o setor do agronegócio em Delmiro Gouveia está se tornando um dos grandes pilares do desenvolvimento econômico do município.

Desde o início de 2017 os investimentos e, principalmente, o apoio técnico da Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, trouxeram mudanças e avanços importantes para os agricultores.

Onde antes se viam apenas áreas abandonadas, hoje se produz hortaliças e frutas que melhoram a renda do agricultor e ainda geram novos empregos.

Com o objetivo de ampliar estas ações e aumentar a produção agrícola, o Prefeito Padre Eraldo firmou parceria inédita em Alagoas com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

O projeto busca ofertar alternativas tecnológicas e incentivar o aparecimento de novos empreendedores na região através de um Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre a Embrapa e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Durante a execução da parceria, com duração de 36 meses, serão realizados cursos, treinamentos, palestras, visitas e dias de campo visando à adoção de tecnologias em diversas áreas, como conservação do solo, hortaliças, fruticultura, apicultura e sistemas pecuários de projeto (carne e leite).

Todas ações contarão com a implantação de Campos de Aprendizagem Tecnológica, para que o agricultor possa adquirir o conhecimento prático necessário.

As famílias participantes também receberão materiais técnicos para auxiliar no processo produtivo.

Em recente visita à sede da Embrapa Semiárido em Petrolina, Pernambuco, o Prefeito Padre Eraldo, acompanhado dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, conheceu as ações que serão desenvolvidas nas comunidades agrícolas de Delmiro Gouveia.

“Este é o mais importante projeto para o agronegócio de Delmiro Gouveia. Todos os produtores rurais terão acesso às mais modernas tecnologias de produção para que possamos dar um passo importante na melhoria da renda do agricultor e aumentar a geração de empregos. Com as capacitações, nós iremos incentivar o aparecimento de novos empreendedores, que também terão o papel de multiplicar os conhecimentos adquiridos. O projeto também leva em consideração a responsabilidade social nos sistemas de produção. As estratégias adotadas giram em torno de uma consciência ecológica, buscando diminuir o uso excessivo de defensivos agrícolas e dos recursos naturais, além de minimizar a degradação ambiental da região.”

Nos próximos dias, um seminário será ofertado para que os produtores locais conheçam o projeto e as ações sejam iniciadas.

Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, fez muito e está fazendo muito mais!