Foto: Paulo Chancey Junior Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Os beneficiários do programa Na Base do Esporte tiveram um dia especial nesta quarta-feira (8). Uma parceria entre a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) com a Universidade Tiradentes (Unit) permitiu o atendimento básico de saúde para centenas de participantes, bem como da comunidade em geral em seis núcleos nos bairros do Vergel do Lago, Trapiche, Ipioca, Eustáquio Gomes e Benedito Bentes.

A ação teve início no período da manhã em dois núcleos, próximo da Base da Polícia Militar no Vergel do Lago e no Estádio Rei Pelé no Trapiche, com atendimentos das áreas de biomedicina, psicologia, nutrição, odontologia, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia sendo feitos por professores e estudantes da Universidade.

"O programa na base do esporte é um programa fundamental para as comunidades Alagoanas, na qual centenas de pessoas são beneficiadas ao serem orientadas sobre melhoria da sua qualidade de vida e saúde através de profissionais qualificados disponibilizados pela UNIT. Esse binômio Estado/Universidade é a porta mais viável para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento socioeconômicos estaduais. A Secretária Claudia Petuba está de parabéns pela promoção desse programa, bem como toda sua equipe", disse o Assessor de Assuntos de Extensão da Unit, Dheiver Francisco.

No período da tarde a ação foi levada para mais quatro pontos da cidade. Distrito Floriano Peixoto em Ipioca, Conjunto Santa Maria no Eustáquio Gomes, Selma Bandeira e Carminha no Benedito Bentes.

Aposentada e praticante das aulas do programa no Selma Bandeira, Maria Aparecida Santana, 71 anos, destacou a ação. “Foi muito bom ter chegado a atividade que a gente faz aqui e agora esse atendimento de graça, perto de casa, importante para a comunidade carente”, disse.

O programa Na Base do Esporte está instalado em 20 núcleos da capital alagoana, oferecendo atividades físicas e esportivas para mais de 3 mil pessoas e agora, formando parcerias como esta com a Unit, oferecerá ainda mais serviços para os beneficiários e a população em geral.

“O programa Na Base do Esporte é o primeiro programa social com viés esportivo do Governo de Alagoas e além disso, é multigeracional. Atividades físicas esportivas são comprovadamente eficientes para os benefícios a saúde, mas o acompanhamento médico é fundamental e é justamente isso que queremos levar aos beneficiários. A parceria com a Unit veio para fortalecer a nossa idade de atender e cuidar do nosso povo”, concluiu.

A Selaj já programa o atendimento para os outros núcleos do programa, oferecendo não apenas atendimento básico de saúde, como também outros serviços de interesse social.