Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta segunda-feira (25), a ordem de serviço para revitalização e intervenções na Praça Rex e nas ruas Epaminondas Gracindo, Jangadeiros Alagoanos e Doutor Lessa de Azevedo, localizadas no bairro Pajuçara. Os serviços serão executados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão responsável pela manutenção de áreas públicas, com um orçamento de aproximadamente R$ 200 mil em recursos municipais.

De acordo com o projeto, a obra contempla recuperação do passeio público, instalação de bancos, adequação de acessibilidade na via pública, ampliação do canteiro central, além de serviços de pintura, arborização e jardinagem.

“Vamos remodelar a praça, o canteiro da Epaminondas Gracindo e a Lessa de Azevedo, que tem uma série de lanchonetes. Faremos um Boulevard nessa região, pois como já definimos com os comerciantes, a rua será para os pedestres. Certamente será um atrativo para maceioenses e turistas. A gente necessita de parcerias de pessoas físicas ou jurídicas para nos ajudar a manter os locais públicos. Além disso, precisamos da ajuda da população para manter esses locais bem cuidados”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

Os investimentos são provenientes do IPTU e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, alimentados por recursos de licenciamentos e multas ambientais. “A Praça Rex é referência para várias gerações e aqui a Prefeitura chega com melhorias, com revitalizações”, enfatiza o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável , Gustavo Acioli, falou das melhorias que a população pode conferir ao final dos trabalhos. “A gente vai fazer toda a recuperação da calçada, trazer novos bancos, nova infraestrutura para a praça, colocar lâmpadas em LED. É uma obra que beneficia a Praça Rex e ruas adjacentes. Além disso, temos aqui um espaço que pode ser utilizado como um museu ou uma biblioteca, que a gente também irá recuperar. Nosso objetivo é garantir mais áreas de lazer e cultura para a população”, explicou o titular da Semds.

Adnor Pitanga, morador da região, está entusiasmado com as melhorias que serão trazidas pela remodelação da Praça Rex. “A gente tem que encarar todo tipo de revitalização como bem-vinda, pois é a cidade que vai melhorando. A gente fica muito alegre. Essa praça está no imaginário dos alagoanos por conta do Cinema Rex. Eu espero essa obra com muito otimismo.Tem que tornar possível a ocupação deste espaço pela população”, disse ele.

A partir das intervenções, a Rua Doutor Lessa de Azevedo, que dá acesso da Rua Epaminondas Gracindo à Avenida Doutor Antônio Gouveia, será transformada em um calçadão para valorizar o potencial gastronômico da via, já que o local concentra restaurantes e lanchonetes tracionais da região. A previsão é de que os serviços nos três pontos de intervenção sejam concluídos em até três meses.