Estabilidade no mercado do boi gordo anima criadores alagoanos

  • Redação
  • 14/10/2009 00:51
  • Maceió

O mercado agropecuário alagoano receberá no final deste mês uma das principais exposições agropecuárias do Estado. Empresários do setor confirmam que essa é uma excelente oportunidade para aquecer os negócios e faturar. Para o pecuarista Celso Pontes de Miranda Filho, que comandará um dos remates da exposição, a estabilidade do mercado do boi gordo anima criadores e selecionadores.

 

Maceió será palco de 11 leilões entre os dias 23 outubro e 01 de dezembro, entre eles o 5º Leilão Nelore Positivo, confirmado para acontecer no dia 27 às 19h no Parque José da Silva Nogueira (Pecuária). Este ano, Celso Pontes de M. Filho revelou que a expectativa é superar o faturamento do ano passado, que chegou a R$ 400 mil.

 

“Estamos otimistas por vários motivos. Alagoas ocupa agora uma situação sanitária melhor, com a reclassificação da área de risco da febre aftosa. O mercado do gado de corte está estável. A oscilação no preço da arroba está bem menor que no ano passado. E o final do ano é um período que o mercado aquece. Essas vantagens nos permitem prevê custos e investir nos rebanhos”, destacou o criador.

 

Outra vantagem enfatizada pelo pecuarista foi o aperfeiçoamento no processo de seleção do gado. Que resulta em um animal de qualidade genética diferenciada, além de ser mais produtivo. “O processo de aperfeiçoamento genético dos gados de elite vinha crescendo a preços bastante altos. Hoje esse mercado se adaptou a realidade. Estamos vivendo um momento de valorização real dos animais diferenciados”, informou.

 

Descrito por Celso Pontes de M. Filho como o leilão mais democrático da exposição, o 5º Leilão Nelore Positivo vai expor animais para cria, recria e engorda todos Puros de Origem (P.O). Serão 500 bezerros, bezerras, novilhas e 15 touros Nelores. Além da Fazenda Boa Cica, haverá ainda a participação de grandes agropecuárias no remate, como exemplo a Olival Tenório, Varella, Barros Correia, Eduardo Lima, ente outras.