Festival valoriza tradição do Pontal da Barra

  • Redação
  • 13/10/2009 15:20
  • Maceió

O prefeito Cícero Almeida acompanhou a largada da regata de canoas dos pescadores da sétima edição do Festival Ecovela 2009, realizada na manhã do último sábado (10), no Pontal da Barra. O evento foi realizado numa parceria entre a Prefeitura de Maceió, a Braskem e o Instituto Lagoa Viva, no período de 8 a 10 de outubro.

Almeida destacou a importância de apoiar o projeto, pela valorização da população do Pontal da Barra. “Este bairro é uma referência, um patrimônio e tem a lagoa como fonte de vida, de saúde, de alimentação, de renda. Realizar um trabalho de conscientização ambiental e preservação cultural com a comunidade é necessário e gratificante”, disse o prefeito.

A coordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Virginia Miller, explicou que o Ecovela tem como objetivo despertar a comunidade local, formada em sua maioria por pescadores e artesãos, para a importância de preservar a Lagoa Mundaú, como também valorizar a cultura local.

Durante o evento ocorreram diversas atividades esportivas e culturais, como shows musicais, apresentações de coco de roda, baianas, pastoril da melhor idade e a escolha da Miss Ecovela. Além disso, alunos de três escolas do bairro, participaram da gincana ecológica na lagoa, onde puderam desfrutar de uma programação educativa e diversificada, com caminhada, coleta de resíduos e plantio de 150 mudas, além do concurso “Soletrando”.

Já a regata de canoas dos pescadores contou com a participação de cerca de 300 pessoas, que além de competirem, também realizaram tarefas de preservação ambiental, como a retirada de lixo da lagoa. Todas as atividades tiveram premiações em dinheiro e em eletrodomésticos. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, foram disponibilizados 10 mil reais em prêmios.

O município ofereceu uma estrutura que envolveu a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).