Eab25372 885e 4324 8eef 2e1bc62ed649

Muitas pessoas buscam o emagrecimento, seja por motivos estéticos ou somente por procurar hábitos mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida.

Portanto, para muitas pessoas diminuir a gordura corporal parece uma tarefa muito difícil, porque não tem idéia de como conquistar um emagrecimento saudável e sustentável.

Por causa deste desconhecimento, muitos indivíduos terminam por recorrer a treinos mirabolantes ou não se alimentam por acreditar que dessa forma estão engordando criando distúrbios alimentares.

Dessa forma, este artigo listará 6 dicas para conquistar o emagrecimento de maneira mais saudável.

1- Treine de maneira intensa 

As pessoas que buscam emagrecer muitas vezes deixam a musculação em segundo plano, porém é muito necessário dar a devida importância ao treinamento resistido.

Além de fortalecer os músculos, treinar musculação de maneira intensa também tem sua importância no emagrecimento, pois é dessa forma que se mantêm a massa muscular, mesmo estando em dietas com déficit calórico.

Adicionar um trabalho pesado focando nos exercícios multiarticulares como base do treinamento é uma excelente opção para quem busca emagrecer.

Porque além de recrutarem muitos grupos musculares, os exercícios multirtuculares geram um maior gasto calórico no treino e ainda é mais efetivo por simplificar o treino, lembrando que o treino não pode ser muito volumoso, pois o individuo se encontra em restrição calórica.

2- Não exagere no aeróbico 

Este é talvez um dos maiores erros cometidos por aqueles que buscam diminuir a gordura corporal, porque as pessoas passam horas na esteira acreditando que dessa forma irão acelerar a perda de gordura corporal.

Todavía, o que não sabem é que ao fazer isto estarão sabotando os seus resultados, porque estarão atrapalhando o processo de recuperação do corpo e ainda arriscando a perder massa muscular.

O aeróbico é de grande valia para conseguir diminuir o percentual de gordura, mas assim como qualquer treino é necessária uma programação adequada a cada tipo de praticante.

3- Tenha uma alimentação equilibrada 

Outro exagero efetuado por quem quer queimar aquelas gordurinhas é aderir a dietas muito restritivas ou pior as dietas que prometem milagres em pouco tempo.

Ao fazer isto é provável que desregule o organismo, o que além de afetar o emagrecimento, também haja déficit de vitaminas e nutrientes necessários para manter-se saudável.

Para que isto não aconteça é necessário ajustar a dieta para suprir as necessidades nutricionais, adequando a quantidade de calorias ao objetivo de emagrecimento.

Existe opções de cardápios fitness hoje em dia, onde você pode realizar uma dieta flexível e não sofrer tanto no início por causa de privações de alimentos.

O site Treino Mestre, referência em dicas de treinos de musculação, exercícios para emagrecer, nutrição e suplementos, possui uma categoria com várias receitas fitness aqui , com opções de marmitas fitness para levar no trabalho, e sobremesas com whey protein.

Aqui também tem muitas receitas de sucos detox, que certamente vão te ajudar muito a emagrecer.

Sendo assim, também é necessário o acompanhamento de um nutricionista para orientar na montagem do plano alimentar correto, respeitando a individualidade de cada pessoa.

4- Beba bastante água 

O corpo é constituído em cerca de 70% de água, sendo esta o principal solvente responsável pelas reações químicas no organismo.

Ao não consumir suficiente água o organismo diminui o metabolismo, o que afeta a oxidação da gordura corporal, afetando o ritmo de emagrecimento.

5- Tenha boas horas de sono 

Durante o sono são secretados hormônios responsáveis pelo anabolismo muscular, sendo o GH e testosterona o principal deles.

Estes hormônios funcionam de forma a maximizar o ganho e manutenção de massa muscular.

Sendo assim, dormir de maneira insuficiente reduz a secreção destes hormônios e libera mais cortisol e diminui também a sensibilidade a insulina, fato que atrapalha o processo de emagrecimento.

6- Seja paciente 

Os resultados levam tempo e muitas vezes a pressa termina por levar as pessoas a cometer erros que podem além de atrapalhar alcançar o emagrecimento, também prejudicar a sua saúde.

Sendo assim, é importante ser consistente no treino e na dieta e ir progredindo aos poucos sem se apressar.

A vontade de ter resultados imediatos e a incapacidade de cumprir metas irreais desestimula também muitos indivíduos, portanto é importante dar um passo de cada vez.

Concluindo 

O processo de emagrecimento só acontecerá com a soma de vários fatores, como uma programação e execução correta do treinamento, uma dieta balanceada e o descanso adequado para cada pessoa.

Dessa forma, é importante o acompanhamento profissional adequado para alcançar os resultados de maneira saudável e sustentável, sem precisar colocar a saúde em risco.

Portanto, contar com a orientação de um profissional de Educação Física na elaboração e orientação dos treinos, assim como de um nutricionista para prescrever uma dieta com os macronutrientes e calorias necessárias a cada pessoa fará toda a diferença para alcançar o resultado.

Bons treinos!