Reprodução Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Aeroporto Zumbi dos Palmares

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta segunda-feira (18), via redes sociais, que espera concluir até março deste ano os leilões de concessão de aeroportos no país, entre eles o Zumbi dos Palmares, em Maceió. A captação de R$ 3,5 bilhões em investimentos atingirá 12 terminais.

Conforme dados da Infraero, só o aeroporto de Alagoas tem capacidade para receber 5,3 milhões de passageiros anualmente.

“Composto pelos aeroportos de Recife-PE, Maceió-AL, Aracaju-SE, Juazeiro do Norte -CE, João Pessoa, Campina Grande-PB, Vitória-ES e Macaé-RJ, Cuiabá e Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em Mato Grosso”, disse o presidente, em sua conta no Twitter.

“Todos os leilões dos aeroportos citados estão previstos para serem realizados até março deste ano, conforme anúncio feito pela @ppinvestimentos. Qualidade no serviço específico, empregabilidade e economia. Estes são apenas os primeiros passos dentro desta área”, completou Bolsonaro.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, responsável pela área, já havia anunciado que o processo relativo a 12 terminais ocorreria em 15 de março. De acordo com os cálculos feitos pelo governo, a estimativa é arrecadar R$ 6,4 bilhões até o fim do ano, considerando a concessão de todos os aeroportos.

Os editais de concessões foram lançados em novembro do ano passado pelo Programa de Parceiras de Investimentos (PPI), que também  lançou os editais da Ferrovia Norte- Sul e quatro terminais portuários.  


*Com Agência Brasil