A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, promove, nesta terça-feira (13), o Seminário de Prevenção da Mortalidade Infantil.

A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Vilma Caetano, o evento está sendo destinado aos enfermeiros que trabalham nas unidades de saúde do município.

Ela adiantou que o seminário será realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e prossegue até quarta-feira (14).

O seminário vai reforçar as ações realizadas nos programas de atenção básica e as ações de acompanhamento às gestantes estão conseguindo reduzir o índice de mortalidade infantil no município de Arapiraca.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, o índice registrado foi de 15,54/1000, o que representa o menor índice da história de Arapiraca.

A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, revelou que o cálculo foi realizado tendo como base o número de crianças nascidas vivas. No ano passado, nasceram 3.731 crianças e apenas 58 morreram antes de completar um ano de vida.

Aurélia Fernandes adiantou que, em 2007, o índice foi de 20,91, uma vez que haviam nascido 3.970 crianças e faleceram 83 recém-nascidos. "A redução na taxa de mortalidade é uma conquista do trabalho desenvolvido pelo profissionais de saúde, com o apoio de toda equipe do prefeito Luciano Barbosa", salientou a secretária.

Ela também destacou o apoio da UTI do Hospital Regional e do CI da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, que implantou, no ano passado, um moderno e equipado centro de atenção à saúde das gestantes e recém-nascidos.