Internet Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O centenário de nascimento do bispo católico Dom Hélder Câmara será celebrado, a partir desta quarta-feira (14), com palestras e atividades culturais na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, localizada no bairro Nova Esperança.


O evento é uma iniciativa dos cursos de Letras e História da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.


Dom Hélder Câmara foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife, sendo ainda um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Homem de hábitos simples, Dom Hélder também foi grande defensor dos direitos humanos durante o período do regime militar no Brasil. Ele pregava uma igreja simples voltada para os pobres e à não -violência.

Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, e foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.


Cearense, Dom Hélder Câmara nasceu no ano de 1909, e faleceu no ano de 1999. Por conta da passagem do centenário de seu nascimento, a coordenadora do projeto Letras no Palco da Uneal, professora Madalena Menezes, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e direção da Escola Zélia Barbosa Rocha, estão promovendo nesta quarta-feira (14) o ciclo de palestras: “Dom Hélder: um século pela humanidade”.

A programação tem início às 19 horas, com apresentação do Coral da Escola de Música Villa-Lobos.

Em seguida, o professor Luiz Gomes, do Departamento de História da Uneal, juntamente com o professsor Ronaldo Leão, do Departamento de Letras da Uneal, vão proferir palestras acerca da vida e das obras de Dom Hélder Câmara.

Na noite de quinta-feira (15), as atividades prosseguem com a palestras do padre Afrânio, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Na sexta (16), a celebração pelo centenário de Dom Hélder Câmara reserva a palestra do professor Jorge Vieira, e, no encerramento das atividades, o Grupo Jababoy fará apresentação para o público.