Ascom ALE Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A deputada Jó Pereira (MDB) garantiu que irá buscar o apoio do parlamento ao pleito dos representantes do Fórum Estadual de Comitês das Bacias Hidrográficas de Alagoas, para que a Assembleia Legislativa atue, junto ao Governo do Estado, para garantir o repasse de 15% dos recursos do fundo do setor à associação dos comitês. A reunião entre a parlamentar e o grupo que a procurou ocorreu nesta quarta-feira (13), na Casa de Tavares Bastos.

Na pauta, foi discutida a falta de estrutura e recursos financeiros para que os comitês possam trabalhar.

“São os comitês que trabalham no levantamento de dados, conservando as nascentes e identificando eventuais problemas. Por conta disso é necessária a estruturação dessas entidades”, observou Jó Pereira, informando que encaminhará o assunto para a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia.

A deputada informou que o superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gustavo Carvalho, presente ao encontro, declarou estar sendo feito um planejamento para aplicação dos recursos do fundo a ser apresentado à Assembleia.

“A ideia é que essa Casa acolha essa proposição, através da Comissão de Meio Ambiente, e faça o acompanhamento da execução para a finalidade adequada do fundo... Acreditamos que o pleito será acolhido, devido à importância e a urgência em melhorar as condições de atuação dos comitês”, explicou Jó.

A presidente do Fórum, Elza Messias, relatou que os comitês vêm enfrentando dificuldades desde 2002. “Viemos pedir a parceria da Assembleia Legislativa para que possamos fortalecer os comitês. A falta de estrutura financeira chegou ao ponto de termos que pedir socorro aos deputados e ao Governo do Estado”, justificou a presidente.