Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Deputada Cibele Moura, primeiro PL de seu mandato

O primeiro projeto de lei da nova legislatura da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) foi protocolado nesta segunda-feira (4) pela deputada Cibele Moura (PSDB). A parlamentar, que está em seu primeiro mandato e é a deputada mais jovem do País, saiu na frente e apresentou matéria que institui a disciplina empreendedorismo na grade curricular da rede estadual de ensino médio.   

“Acredito muito que o empreendedorismo é a grande saída para vários dos nossos problemas, como o desemprego. Então, a gente precisa ensinar o jovem, mostrar à juventude que ela tem uma alternativa, de empreender, criar a sua própria empresa. É possível e dá para fazer, e o melhor lugar para ensinar o jovem é dentro da escola”, afirma a deputada, ao dizer que “o projeto visa ensinar o jovem, o estudante da escola pública que é possível, que ele pode ter um futuro melhor através do empreendedorismo.

Além de melhor a vida dele, destaca Cibele Moura, o jovem vai estar gerando mais emprego. “A gente precisa mudar um pouco o enfoque de que colégio é só para aprender o básico. O colégio tem que ensinar o jovem a como lidar com a sociedade e o empreendedorismo tem que estar cada vez mais forte.  Como empreendedorismo é uma das bandeiras do nosso mandato, acho que este projeto de lei é um bom início”, ela afirma.  

De acordo com o PL nº 01/2019, caberá à Secretaria de Estado da Educação, “pela sua coordenação pedagógica, ouvido o Conselho Estadual de Educação, regulamentar e implementar ações pedagógicas que efetivamente garantam a inserção da disciplina empreendedorismo nas atividades e ou programas que compõem o currículo de ensino médio, além de oferecer as orientações necessárias aos professores para o desenvolvimento da disciplina”.

Pelo PL, as despesas resultantes da lei complementar correrão a conta das dotações do Orçamento do Estado, ficando o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares, se necessários”.

A deputada, que nesta segunda-feira participou ainda de reunião na ALE para tratar sobre o rateio do Fundeb, ressalta também que seu mandato será de muita dedicação ao povo de Alagoas e de muito trabalho.  

“A ideia de já está protocolando um projeto de lei, de estar correndo atrás para votar matérias importantes para a sociedade é porque acho que a Assembleia tem que ser sempre o exemplo. Deputado foi eleito para trabalhar pelo Estado e é preciso mostrar que essa nova legislatura vem para melhorar cada vez mais Alagoas”, afirma.