Samu Aeromédico Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), neste sábado (19), após se afogar na Lagoa do Pau, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas.

De acordo com informações da assessoria de Comunicação do Samu, ao chegar ao local, a vítima, que é do Estado de São Paulo, tinha sido retirada da água por um amigo e recebeu os primeiros atendimentos pelos socorristas do Samu de Coruripe.

Ainda segundo a assessoria, a equipe do helicóptero Falcão 05, do Grupamento Aéreo do Samu Alagoas, e a Unidade de Suporte Básico (USB) de Coruripe foram acionadas ao local e o homem foi transportado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

O médico do serviço Aeromédico do Samu Diogo Gonzaga, informou que o paciente apresentava um afogamento nível grau 3.

"Fizemos a avaliação do paciente que estava tossindo e com dificuldade para respirar. Quando auscultei o paciente, o pulmão dele apresentava uma alteração, configurando um edema agudo no órgão. Fizemos a estabilização da vítima e o transferimos para o Hospital Geral do Estado, em Maceió”, contou o médico.

A vítima se encontra internada e em observação na área vermelha clínica do HGE.

Graus de afogamento

Os graus de afogamento são classificado em seis estágios. No grau um, o paciente apresenta tosse; no dois, a vítima irá espumar um pouco pela boca ou pelo nariz. Nos gruas três e quatro, a quantidade de espuma vai ser maior, a diferença entre esses dois níveis será na presença ou não do pulso radial.

Nos outros dois níveis, o paciente estará inconsciente; no cinco, apresentando parada respiratória e, no seis, será uma parada cardiorrespiratória.

 

*Com Ascom Samu