Foto: Agência Senado/Arquivo 4f1684e2 7106 45e9 955a a5f53c833f37 Senador Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros (MDB) usou sua conta em uma rede social para atacar um de seus adversários na disputa à Presidência do Senado, Tasso Jereissatti (PSDB), eleito para a Casa pelo Ceará, a quem o alagoano chamou de “coronel da política”. “ Bato mais facilmente continência para um major da polícia do que para um coronel da política como Tasso”, postou Renan.

O termo “coronel da política” é utilizado para classificar políticos que se perpetuam no poder. Assim como Calheiros, Tasso Jereissatti tem uma carreira política consolidada no Ceará. Ambos são os nomes mais cotados para assumir o comando do Senado.  A eleição da Mesa está prevista para o dia 1º de fevereiro, quando também tomarão posse todos os senadores eleitos.

Renan tem feito criticas a adversários políticos, além de Tasso, também foram alvos do alagoano o procurador federal Deltran Dallagnol, que coordena a Operação Lava Jato, em Curitiba, e que lidera uma campanha pela internet defendendo o fim do voto secreto para a eleição no Senado, fato que pode prejudicar diretamente Renan na disputa.

Ontem (16), Calheiros declarou que vai entrar com ação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra Dallagnol.