Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

“Ou as rádios AM migram para FM e para web ou elas vão deixar de existir”. É assim que França Moura, radialista há mais de 40 anos, acredita que será o futuro do rádio em Alagoas em entrevista ao Jornal Extra. Iniciando uma nova etapa em sua vida, com uma nova transmissão realizada exclusivamente na internet, a Web Rádio Cidadania, inaugurada em 2 de janeiro deste ano.

A inovação mostra que chegou para ficar e pode representar uma nova etapa na comunicação estadual. Intercalando a apresentação do programa, o entusiasmo era visível no rosto do experiente radialista, ainda mais quando eram anunciados, no fundo do pequeno estúdio montado na Rua do Imperador, o número de ouvintes que estavam “sintonizados” com seu programa naquele momento.

Josenildo Souza na 96 FM

 A Rádio 96 FM FM Arapiraca segue reforçando a equipe para temporada 2019. Na última sexta-feira (11), a direção da emissora confirmou o nome de Josenildo Souza como novo comentarista da equipe esportiva. Considerado um dos maiores talentos da crônica alagoana, Josenildo estreia na 96 no jogo amistoso deste sábado (12), entre ASA X Flamengo Sport Club– PE, direto do Estádio Coaracy da Mata Fonseca. “Estou muito feliz e já me sinto integrado ao ‘Timaço’. A Rádio 96 FM é uma referência no rádio arapiraquense e o desafio é enorme”. Desabafou o profissional.

Eleições da ALE

As articulações com seguidas reuniões nos últimos dias com vistas as eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALE) não são definitivas, mesmo com a desistência d do deputado Olavo Calheiros, (MDB) tio do governador RF, e a permanência de Marcelo Victor (SDD) na disputa. Tudo pode acontecer até 1º de fevereiro, até com o surgimento de uma nova chapa indicada pelo governador Renan Filho.

Peixamento no Lago Pericaba

 

O Lago do Perucaba recebeu, na manhã da última sexta-feira (11), mais de 90 mil peixes e mudas de árvores nativas, que foram plantadas na extensão próxima ao Planetário Digital. A ação contribui com o projeto de revitalização do Meio Ambiente e foi realizada pela prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Peixamento 02

 

Fabiana Fontes, superintendente de Agricultura, explica que a atividade ajudará na revitalização desse importante recurso hídrico e, sobretudo, servirá para a pesca e alimentação da comunidade do entorno. Os peixes utilizados para o repovoamento do lago, da espécie xira e curimatã, são considerados iliófagos, ou seja, se alimentam de material orgânico no fundo do lago.

 

Eleição na ALE 2

Em 1º de fevereiro, os deputados vão para a urna em voto secreto, para escolher, primeiro, o novo presidente; segundo a chapa com os demais integrantes da Mesa. A certeza deste momento é que estas eleições estão casadas com as de 2022. O governador Renan Filho (MDB) é provável candidato ao Senado. São duas situações previstas no cenário político. Seu rival é Fernando Collor, que buscará a reeleição.

Eleição na ALE 03

O governador Renan Filho se decidir encarar a disputa precisará renunciar ao mandato seis meses antes do pleito. Em seu lugar pode assume o vice, Luciano Barbosa (MDB). caso não dispute a Prefeitura de Arapiraca, que tem dois fortes candidatos incluindo o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB). Na situação o nome mais forte é o do prefeito Rogério Teófilo que vai disputar a reeleição.

 

Uneal oferta vagas

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vai ofertar 1.200 vagas em cursos de graduação para novos estudantes em 2019. A seleção será realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), utilizando a nota obtida pelo candidato no Enem, no período de 22 a 25 de janeiro. As vagas são distribuídas para 36 cursos, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.

Uneal oferta vagas 02

O termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o quadro de vagas podem ser consultados no site da Uneal. Os candidatos devem atentar, no momento da escolha no SISU, o curso e a unidade onde a graduação escolhida será ofertada, uma vez que não será possível fazer mudanças posteriores ao encerramento do período de seleção.

Eleição secreta para o Senado favorece Renan Calheiros

O professor Marco Antônio Teixeira, cientista político  e professor do departamento de Gestão pública da FGV-SP, em reportagem do Estadão, avalia que a deliberação de manter a votação secreta para a presidência do senado pode abalar desfavoravelmente o governo do presidente Jair Bolsonaro com a inesperada eleição de Renan Calheiros (MDB). A decisão foi tomada pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal. (STF).

Eleição secreta 02

Mesmo não declarado que é candidato, o senador alagoano é apontado como favorito por importantes analistas. O voto secreto, está deixando os senadores longe de pressões externas, especialmente do governo, diante disso, deve beneficiar Renan Calheiros. O fato de o voto ser secreto evita possíveis retaliações por parte do governo contra parlamentares próximos que não apoiem o candidato mais alinhado com o Planalto.

Eleição secreta 03

 “O voto secreto deixa o parlamentar mais à vontade. Ele fica livre de expor sua posição e de pressão. Quem se beneficia desse processo é o Renan Calheiros”, afirma. O senador alagoano tentará comandar a Casa pelo quinto mandato a partir de fevereiro, diz Texeira. O senador alagoano tentará comandar a Casa pelo quinto mandato a partir de fevereiro deste ano, diz Teixeira.

Programa do leite

O Programa do Leite não vai parar em Alagoas. A garantia, mais uma vez foi dada pelo Governo de Alagoas, que assegurou a regularização dos repasses de recursos para sua manutenção nos próximos dias. De acordo com gestores de cooperativas e associações, devido a problemas orçamentários do Estado no final do ano passado, o pagamento aos agricultores familiares está atrasado há seis quinzenas.

Programa do leite 02

Diante das dificuldades, muitos produtores estavam pensando em desistir. O governador Renan Filho conversou, nesta quarta-feira, 9, com o presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, CPLA, Aldemar Monteiro e garantiu a liberação de recursos para pagamento aos agricultores familiares que participam do Programa do Leite em Alagoas. São mais de 3 mil produtores que fornecem o leite através de mais de 100 associações e seis cooperativas.