Foto: TJ/ AL Daaa9658 4cbd 4337 91f8 0fa206323c17 Pedro Augusto Mendonça e José Carlos Malta Marques, atual e ex-presidentes do órgão, durante solenidade de posse.

Tomou posse na noite desta quinta-feira (10) o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TER/AL), o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo. A solenidade aconteceu no auditório da Escola Superior de Magistratura do estado (Esmal).

Pedro Augusto Mendonça substituirá José Carlos Malta Marques que deixa o cargo para que o novo presidente conduza a Casa no biênio 2019-2020, mas ocupará o cargo de vice-presidente e corregedor eleitoral até o mês de abril, quando encerra seu biênio.

Em sua gestão como presidente da Corte Eleitoral alagoana, o magistrado pretende dar continuidade às atividades dos programas da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que aproximam o TRE de jovens e crianças nas instituições de ensino, ampliar iniciativas para uma melhor interação do Tribunal com a sociedade e focar em julgamentos céleres dos processos judiciais em tramitação.

Mendonça que nos últimos dois anos ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor eleitoral, disse estar muito feliz em assumir a nova posição.

“Eu me sinto muito feliz e honrado em assumir a Presidência do Tribunal e isso acontece depois de mais de 30 anos de serviços prestados à Justiça Eleitoral, como juiz de primeiro grau e também como desembargador”, ressaltou

Se despedindo do cargo, José Carlos Malta agradeceu o apoio recebido e destacou como positivo o trabalho realizado nas últimas eleições.

“Fizemos uma eleição sem precisar de forças federais, e o resultado do pleito ensejou um número extremamente pequeno de recursos. Isso atesta a seriedade com que o processo foi conduzido”, colocou o ex-presidente.

Tragetória do no presidente do TRE/AL

Pedro Augusto Mendonça de Araújo ingressou na magistratura alagoana em 1976, atuando nas comarcas de Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios, Arapiraca e, em 1995, foi removido para a 24ª Vara da Capital. Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em 2008. Atualmente atua como coordenador geral dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas.

Assim que ingressou na magistratura, atuou como juiz eleitoral da 41ª Zona – Paulo Jacinto e, posteriormente, nas Zonas Eleitorais de Maragogi, Palmeira dos Índios, Messias e Arapiraca. Em 2002, foi designado para auxiliar os trabalhos de fiscalização da propaganda eleitoral irregular em Maceió.

 

*com Assessorias